Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Recentemente escrevi um artigo no meu blog import Zeh.Design
com dicas para melhorar seu código CSS em Organização, Otimização, Debug e Boas práticas!
Muito bom. Apenas não concordo com a nº. 14.
Se a consistência do CSS é importante, a do visual também o é. E quando falamos de consistência de visual, falamos de compatibilidade entre navegadores.
Usar de propriedades CSS que só funcionam em navegadores decentes, gera um certo desconforto entre usuários mais exigentes.
Um botão no estilo do usado no Twitter, cvom botão em degradè, já usa uma imagem para estilizar, então por que não usar uma imagem já arredondada?
Claro que eu compreendo que o foco seria arredondar campos de formulário, quando necessário, mas o mesmo efeito pode ser obtido colocando um campo input "transparente" dentro uma DIV estilizada om as bordas arredondads.
Mas tem seus contras, que seria o caso de campos SELECT em que, para se fazer essa "técnica", seria necessário JavaScript o que tornaria a página obstrusiva, dependente do JavaScript estar habilitado.
Enfim...
E, finalmente, uma dica que aprendi com o padrão de codificação CSS Blueprint, seria colocas as propriedades alfabeticamente. Não influencia, mas já que é pra organizar...
//William Bruno
Obrigado. O problema de postar ele na integra aqui é o conteúdo duplicado para o google. =/
//Imaggens
Sobre a numero 14, estas propriedades serão adotadas no futuro por outros browsers, ou seja, você estaria apenas privando temporariamente certas pessoas do visual e não da função.
É aquela velha discussão de educar os usuários a ter as ultimas versões do seus respectivos browsers.
Outro fator importante é a avaliar o publico alvo. É uma questão polêmica que merece uma nota no artigo, irei providenciar hehe
Sobre a questão de ordem alfabética é muito interessante mas você sacrifica tempo de desenvolvimento. Lembrar do alfabeto e escrever as propriedades que vem primeiro é díficil. Você ganha legibilidade. Deixei de fora por esse motivo.
>
Sobre a numero 14, estas propriedades serão adotadas no futuro por outros browsers, ou seja, você estaria apenas privando temporariamente certas pessoas do visual e não da função.
É aquela velha discussão de educar os usuários a ter as ultimas versões do seus respectivos browsers.
Outro fator importante é a avaliar o publico alvo. É uma questão polêmica que merece uma nota no artigo, irei providenciar hehe
Concordo com isso. ritico esse ponto pois como sou ruim de design faço meus layouts só em CSS e pequenas imagens.
O resultado final é perfeito, mas se desabilitar o recurso (como escondedno as imagens externas propositalmente) a aparência decaí, tornando-se "xoxo".
Daí meu ponto de vista. Se eu usar essas propriedades para evitar um confronto com o Photoshop mas em algum browser em algum canto do planeta meu visual ficar sem graça, eu mesmo me sinto incomodado, mesmo que não esteja vendo ou ouvindo as críticas.
Sobre a questão de ordem alfabética é muito interessante mas você sacrifica tempo de desenvolvimento. Lembrar do alfabeto e escrever as propriedades que vem primeiro é díficil. Você ganha legibilidade. Deixei de fora por esse motivo.
Eu já faço no automático. às vezes nem percebo que está ordenado.
legal, poste o artigo aqui no fórum
Assim esse conteudo não se perderá se um dia você se desfizer do teu site.
E se você postar por aqui, podemos discutir isso com a comunidade.