Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Esta é uma demonstração e explicação do são os desenhos de "Urban-sketches"
Estes são desenhos realizados a mão livre e nas ruas, aonde o objetivo principal é retratar por forma de desenho qualquer elemento urbano, podendo ser desde uma cabine telefônica até um edifício de arquitetura renomada. O que vale é o prazer de sair pelas ruas a desenhar o que muitas vezes nos passa desapercebido aos olhos pelo cotidiano.
Na maioria das vezes são realizados com canetas de nanquim de pontas finas, coloridos com marcadores e desenhados em sketchbooks, obviamente que estes matérias não são via de regra, lembro que o que vale é o desenho, então poderia até ser usado um guardanapo com caneta bic na falta da sua maleta de desenho. O emprego dos materiais ficam a gosto do artista, esses poderiam ser: graphite, pastel, sanguínia, lápis de cor, aquarelas e etc...Más saliento que materiais de baixa qualidade geram péssimos e frustrantes resultados.
O urban-sketch é uma terminologia nova e muito utilizada por ilustradores e arquitetos, já os pintores, como no meu caso (que tb sou arquiteto) chamam esta pratica de "plein air"; uma expressão francesa que significa "Ao ar livre". É usada para descrever o ato de pintar ao ar livre propriamente dito e não mais em estúdios.
Segue a imagem de um desenho de Urban-sketch no qual realizei recentemente, trata-se da Igreja N.Sra. de Fátima, situada no bairro da Pompéia em São Paulo, capital. Este desenhado foi executado em aproximadamente duas horas e com canetas de nanquim nas penas 0.5 / 0.3 / 0.2 / 0.1 e levemente colorido com marcadores em 2 tonais de cinza sobre papel couche creme do meu sketchbook de formato A4.
Para maiores detalhes visitem meu FLICKR e poderão ver outros desenhos desta modalidade.
My'>http://www.flickr.com/photos/alessandrocacciari/"]My FLICKR
Abraços a todos e um Feliz 2010 !!!
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://farm5.static.flickr.com/4013/4259684911_8de9e666bc_o.jpg&key=edb09e9008610c3eb6506d0b20e3bb4c449449abfc780ea19d3094214c4f1e80" alt="4259684911_8de9e666bc_o.jpg" />
Carregando comentários...