Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
É bem verdade que desde o início de 2009 já existem algumas campanhas que incentivam os usuários a atualizarem seus browsers, entretanto, percebo algumas falhas que fazem com que estes passem “batidos” por estes alertas de atualização.
Mais do que impor a atualização do software, é importante explicar e conscientizar as conseqüências de permanecer com o antigo (IE6) e também desmistificar a complexidade (que não existe) da atualização.
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://www.lucascoradini.com/blog/wp-content/uploads/2010/01/ilustrativa.jpg&key=bde6d822fe72b8517f970563874fc95e042f6e26701a8c3810e34d31b3bf16ec" alt="Imagem Postada" />
Veja a solução em funcionamento
Pensando como um usuário de IE6
Se estamos falando de alguém que utiliza o IE6, este certamente é a definição do que é um USUÁRIO e certamente não acessará portais de tecnologia, muito menos este artigo. Te convido para refletir porque tantos ainda utilizam o IE6 e também COMO devemos nos preparar para os dois tipos de usuários que temos que encarar.
1) O usuário que NÃO sabe que utiliza o IE6
Aconteceu comigo: Minha tia não conseguia acessar o menu de um determinado site e eu fui ajudá-la. O problema obviamente era o IE6, que fiz questão de retirar da máquina. O mais curioso é que este site tinha uma barra para atualização do browser (o que me motivou a escrever este artigo), mas passou despercebido por ela. Pra mim foi como um teste de usabilidade involuntário.
2) O usuário que sabe que utiliza o IE6
Agora, olhando pelo outro lado, e quem sabe que tem o encardido IE6 instalado em seu computador, por que não atualiza?
* Por que tem medo de não se familiarizar com “o novo”
* Por que pensam o tempo para atualização é grandes
* Por que acha que é difícil procedimento baixar e instalar
* Por que os desenvolvedores continuam fazendo hacks para o IE6
o Podem achar que sou radicalista neste ponto e questionarem que isso bate de frente com a questão da ACESSIBILIDADE. O que faço hoje são sites ACESSÍVEIS para o IE6. O conteúdo é plenamente visualizado, porém esteticamente pode ficar comprometido em alguns pontos (PNG sem transparência e uma <div> ou outra fora do lugar). – mas o usuário já foi alertado sobre a incompatibilidade.
o Esta é uma questão polêmica e acho que vale outro post para discutir isso. Eu penso que que tempo é dinheiro, e desenvolver para IE6 é perda de tempo.
Medidas que fazem a diferença
Nosso papel como desenvolvedores é incentivar, facilitar e esclarecer ao máximo para o usuário por que e COMO ele deve se livrar do IE6. Pequenas medidas fazem a diferença para reduzir as estatísticas:
* Não disponibilizar muitas opções de browsers
o O usuário pode se sentir confuso e desistir
* Um breve texto (objetivo) para cada opção ajuda no ato da escolha
o O usuário não precisa clicar (e depois ter que voltar) para tomar a decisão.
* Estimar o tempo e o tamanho do download
o Incentiva e mostra que a atualização é rápida
* Utilizar linguagem informal
Instalando o mecanismo que ajuda o usuário a atualizar o browser
Primeiro, inclua este script na página incial de seu site
<script type=”text/javascript”>
var browser = navigator.appName
var ver = navigator.appVersion
var thestart = parseFloat(ver.indexOf(”MSIE”))+1
var brow_ver = parseFloat(ver.substring(thestart+4,thestart+7))
if ((browser==”Microsoft Internet Explorer”) && (brow_ver <= 6))
{
alert(”Você está utilizando um browser antigo e poderá não visualizar todas as funcionalidades deste site. Saiba como atualizar.”)
window.location=”ie6/index.html”;
}</script>
Depois baixe Estes arquivos (pasta compactada) e insira-os no ROOT do seu site. Pronto.
Considerações finais
Para a página inicial do seu site eu recomendo a instalação desde facilitador. Para as páginas internas, porém, o Imasters dispõe uma barra que aparece no topo do navegador que reforça o apelo para atualização. Veja aqui.
E aí, vai ajudar seu usuário a se livrar seu usuário a partir de hoje?
Abraços!
fonte:
Carregando comentários...