Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
É bem verdade que desde o início de 2009 já existem algumas campanhas que incentivam os usuários a atualizarem seus browsers, entretanto, percebo algumas falhas que fazem com que estes passem “batidos” por estes alertas de atualização.
Mais do que impor a atualização do software, é importante explicar e conscientizar as conseqüências de permanecer com o antigo (IE6) e também desmistificar a complexidade (que não existe) da atualização.
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://www.lucascoradini.com/blog/wp-content/uploads/2010/01/ilustrativa.jpg&key=bde6d822fe72b8517f970563874fc95e042f6e26701a8c3810e34d31b3bf16ec" alt="Imagem Postada" />
Veja a solução em funcionamento
Pensando como um usuário de IE6
Se estamos falando de alguém que utiliza o IE6, este certamente é a definição do que é um USUÁRIO e certamente não acessará portais de tecnologia, muito menos este artigo. Te convido para refletir porque tantos ainda utilizam o IE6 e também COMO devemos nos preparar para os dois tipos de usuários que temos que encarar.
1) O usuário que NÃO sabe que utiliza o IE6
Aconteceu comigo: Minha tia não conseguia acessar o menu de um determinado site e eu fui ajudá-la. O problema obviamente era o IE6, que fiz questão de retirar da máquina. O mais curioso é que este site tinha uma barra para atualização do browser (o que me motivou a escrever este artigo), mas passou despercebido por ela. Pra mim foi como um teste de usabilidade involuntário.
2) O usuário que sabe que utiliza o IE6
Agora, olhando pelo outro lado, e quem sabe que tem o encardido IE6 instalado em seu computador, por que não atualiza?
* Por que tem medo de não se familiarizar com “o novo”
* Por que pensam o tempo para atualização é grandes
* Por que acha que é difícil procedimento baixar e instalar
* Por que os desenvolvedores continuam fazendo hacks para o IE6
o Podem achar que sou radicalista neste ponto e questionarem que isso bate de frente com a questão da ACESSIBILIDADE. O que faço hoje são sites ACESSÍVEIS para o IE6. O conteúdo é plenamente visualizado, porém esteticamente pode ficar comprometido em alguns pontos (PNG sem transparência e uma <div> ou outra fora do lugar). – mas o usuário já foi alertado sobre a incompatibilidade.
o Esta é uma questão polêmica e acho que vale outro post para discutir isso. Eu penso que que tempo é dinheiro, e desenvolver para IE6 é perda de tempo.
Medidas que fazem a diferença
Nosso papel como desenvolvedores é incentivar, facilitar e esclarecer ao máximo para o usuário por que e COMO ele deve se livrar do IE6. Pequenas medidas fazem a diferença para reduzir as estatísticas:
* Não disponibilizar muitas opções de browsers
o O usuário pode se sentir confuso e desistir
* Um breve texto (objetivo) para cada opção ajuda no ato da escolha
o O usuário não precisa clicar (e depois ter que voltar) para tomar a decisão.
* Estimar o tempo e o tamanho do download
o Incentiva e mostra que a atualização é rápida
* Utilizar linguagem informal
Instalando o mecanismo que ajuda o usuário a atualizar o browser
Primeiro, inclua este script na página incial de seu site
<script type=”text/javascript”>
var browser = navigator.appName
var ver = navigator.appVersion
var thestart = parseFloat(ver.indexOf(”MSIE”))+1
var brow_ver = parseFloat(ver.substring(thestart+4,thestart+7))
if ((browser==”Microsoft Internet Explorer”) && (brow_ver <= 6))
{
alert(”Você está utilizando um browser antigo e poderá não visualizar todas as funcionalidades deste site. Saiba como atualizar.”)
window.location=”ie6/index.html”;
}</script>
Depois baixe Estes arquivos (pasta compactada) e insira-os no ROOT do seu site. Pronto.
Considerações finais
Para a página inicial do seu site eu recomendo a instalação desde facilitador. Para as páginas internas, porém, o Imasters dispõe uma barra que aparece no topo do navegador que reforça o apelo para atualização. Veja aqui.
E aí, vai ajudar seu usuário a se livrar seu usuário a partir de hoje?
Abraços!
fonte:
Eu acho um absurdo todas essas 'iniciativas'.
Ainda mais quando vejo aqui no fórum, pessoas perdidas com supostos 'bugs do IE6', que na verdade são erros até de 'lógica' no código delas.
Como por exemplo: Colocar um elemento grande dentro de um pequeno.. experimente.. pega uma imagem com uns 400px de largura, e joga numa DIV com float com uns 250px de largura.. inexplicavelmente, os nossos 'browsers bons', ajustam, e não expandem a div, deixando tudo no lugar..
Mas o querido IE6, buga o layout inteiro ^_^
Não sou a favor do IE6, sou apenas contra algumas críticas que são sem fundamento.
Eu trabalho numa agência. Fazer algo desse tipo é loucura.
O cliente final nosso, e os clientes dos nossos clientes se sentiram péssimos com coisas desse tipo.
Eu tenho que concordar com o nosso colega Coradini afinal até o youtube fez a um tempo atrás um aviso de que o site só funcionaria bem em browser atualizados.
Acho que uma coisa é sermos profissionais e nos preocuparmos com o cliente, mas acho tbm que se trabalhamos com informática, internet, programação, temos que ser compreendidos nas nossas dificuldades, poderiamos ficar horas desenvolvendo algo mais interessante para o site de um cliente, mas ao invez disso, somos obrigados a "consertar" um site para funcionar bem no IE6, e se pensarem bem comigo.
Acho que da mesma maneira que hoje em dia muitos sites já são pré-fabricados em 1024x768 por causa de monitores de 17", só falta de me dizer qe alguem aqui cria em 800x600 pois não sabe se a pessoa vai utilizar monitor de 15".
Acho que o ponto de vista que o nosso colega esta se referindo é que uma vez na vida temos que insentivar as pessoas que o que elas estão usando é tão ultrapassado que até aplicativos internacionais que ela entrar num vai funcionar direito.
Ainda mais, tudo no mercado evolui, e se o "cliente" não evoluir junto ele não aproveita as vantagens, que me falem aqui se a SONY ao produzir o PS3 ficou chateada por ter criado um video game onde que alguns de seus jogos que só funcionam em tv full HD? Ou que a Nintendo ainda fabrica cartuchos para o Super Nintendo achando que ainda tem gente que compra algo que saiu de mercado?
IE6 saiu de mercado a anos ainda somos obrigados a trabalhar em dobro por causa de meia duzia? Acho que esse assunto é algo para se refletir.
Bom...é minha opinião.
>
IE6 saiu de mercado a anos ainda somos obrigados a trabalhar em dobro por causa de meia duzia?
Eu não acho que uma porção de 20-27% de usuários possa ser chamado de 'meia dúzia'.
Quinta-feira, 13 de agosto de 2009 - 17h26
Volto a dizer, muitos, mas muitos dos erros que aparecem aqui no fórum, reclamando do IE6, na verdade construiram o código de forma errada. Os bugs desse navegador já são conhecidos, muito bem documentados, e possuem formas simples de resolver. Existems browsers muito melhores por ai. Lógico.
O IE6 é o navegador mais antigo em 'circulação' no mercado atualmente.
Mas essas 'campanhas' ainda me parecem absurdas e invasivas.
Caro colega William Bruno eu concordo com você no ponto de vista que os profissionais tem que trabalhar melhor para deixar seus códigos limpos e acertados para um funcionamento melhor do site ou sistema, mas se você olhar o próprio link que você me mandou como exemplo ta lá:
"Microsoft encoraja usuários a abandonar IE6": http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/microsoft-encoraja-usuarios-a-abandonar-ie6-13082009-47.shl
Ou seja, prova viva de que até a propria Microsoft esta insentivando isso, entendo que você quis mostrar a quantidade de pessoas que ainda o usam, mas achar absurdo tais capanhas é dizer que agente ainda tem que usar front page, o mercado evolui, todos nós evoluimos, porque cliente não pode evoluir tbm?
Acho que a propria Microsoft se espantou ao criar navegadores mais rapidos e que obedecem a padrões da chamada Internet 2.0 e se deparou com uma grande quantidade de pessoas que por não se atualizarem, acabam perdendo o melhor da festa.
Apoio você no sentido do profissional trabalhar com melhor qualidade, mas fazer hack para IE6 ou qualquer outra coisa não faz o profissional melhor ou não.
E querendo ou não, você tem que saber que nós, com conhecimentos tecnicos em questão sabemos diferenças e comodidade de cada navegador, o cliente em sua maioria não, as vezes o cara tem IE6 sem nem saber a diferença para os outros, cabe a nos, mostrar tal diferença. Se você gosta de usar o IE6 ai é algo que ninguem pode se intrometer, mas tecnicamente você como profissional sabe que ele já num serve para um monte de coisas que podemos fazer em CSS ou em qualquer outra linguagem.
Respeito a sua opinião de não gostar dessas campanhas e algo do tipo. Mas cabe a nós, profissionais, concientizar 20-27% dos usuarios a apertarem um botão e serem felizes ^^. Mas uma coisa é fato, é só questão de tempo.
>
Eu acho um absurdo todas essas 'iniciativas'.
Ainda mais quando vejo aqui no fórum, pessoas perdidas com supostos 'bugs do IE6', que na verdade são erros até de 'lógica' no código delas.
Como por exemplo: Colocar um elemento grande dentro de um pequeno.. experimente.. pega uma imagem com uns 400px de largura, e joga numa DIV com float com uns 250px de largura.. inexplicavelmente, os nossos 'browsers bons', ajustam, e não expandem a div, deixando tudo no lugar..
Mas o querido IE6, buga o layout inteiro ^_^
Não sou a favor do IE6, sou apenas contra algumas críticas que são sem fundamento.
Eu trabalho numa agência. Fazer algo desse tipo é loucura.
O cliente final nosso, e os clientes dos nossos clientes se sentiram péssimos com coisas desse tipo.
Oi Willian, beleza?
Qual problema que você vê em incentivar, explicar e estimular seu usuário a atualizar o browser?
Concordo que MUITOS culpam o IE6 sendo que o código está errado, mas é um FATO que é um browser antigo e necessita de HACKS, macetes, gambiarras para funcionar determinadas coisas. Temos que lembrar que para deixar um site redondinho no IE6, isso consome TEMPO, e tempo é dinheiro.
Você acha que isso não é um bom motivo?
E com qual fundamento você diz que os clientes se sentiriam péssimos com coisas do tipo?
OBS: O que me motivou a escrever este post foi justamente campanhas INVASIVAS. Elas normalmente dizem "ATUALIZEM ISSO", mas não dão suporte ao usuário. A intenção é facilitar a vida dele, e a nossa.
>
>
IE6 saiu de mercado a anos ainda somos obrigados a trabalhar em dobro por causa de meia duzia?
Eu não acho que uma porção de 20-27% de usuários possa ser chamado de 'meia dúzia'.
Quinta-feira, 13 de agosto de 2009 - 17h26
Esta é outra questão para se refletir. Se os índices estão tão altos, acho que nosso papel como desenvolvedores é exatamente tentar contornar este problema. Ou alguém aqui gosta de codificar para IE6?
OBS: Tenho o Analicts instalado em cerca de 20 sites e a taxa média já está abaixo disso, cerca de 15% dos usuários que acessam o fazem com o IE6.
>
Legal a iniciativa. ^_^
Mas só uma coisa: eu não vou perder um cliente por causa do Internet Explorer 6. Se eu ver que ele não deseja que o site não funcione completamente nele, aí converso com ele.
http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
Oi Thiago, tranquilo?
Não entendi sua observação. Pode explicar melhor?
O que pode acontecer é seu cliente não ligar a primeiro momento que o site não funciona no IE6, afinal, ele não o utiliza. Mas a partir do momento que os clientes dele começarem a reclamar/ligar que o site não funciona no IE6, o problema vai retornar pra você.
Penso que cada desenvolvedor adota uma postura. Alguns acham que devem e são obrigados a desenvolver para IE6 (perdem um bom tempo com isso e geralmente não cobram para tal)
Eu, particularmente, disponibizo essa ferramenta para atualização do browser, que por sua vez alerta o usuário que alguns recursos visuais podem ser comprometidos (um png transparente não funcionar, uma div ou outra fora do lugar). De qualquer forma, não estou RESTRINGINDO O ACESSO A INFORMAÇÂO. O usuário vai ver o site, mas se ele perceber que está "quebrado", ele já foi alertado para tal.
Isso ai mano Coradini, nós desenvolvedores, web designers temos que nos lembrar de nossa essencia.
Existimos para mostrar o melhor caminho para resolver problemas, por que isso é ser Design, isso é ser desenvolvedor.
No momento que eu entro numa "padaria" e vejo que o cliente já gastou uma fortuna em midia impressa, vou ajuda-lo a resolver um outro problema, como a sua marca poderá ser bem divulgada na internet, com os melhores custos e melhor qualidade.
O IE6 é apenas mais um problema de varios do nosso dia a dia, só que é um dos unicos que não depende só de nossa iniciativa, depedende do querer da pessoa que o usa, uma vez alertado dos riscos de usar um navegador que não detem de segurança de navegação e nem de comodiade na velocidade em que se navega, a pessoa assim toma sua decisão baseada no conhecimento tecnico de um profissional.
É como um bombeiro ver uma goteira na sua parede e por sua experiencia já lhe avisar do risco se caso você deixar do mesmo geito, mas dependerá de você querer consertar ou não, as consequencias vem depois, mas o profissional sabe disso e trabalha para melhor alertar seus clientes de riscos e perigos.
Mas a democracia nos da liberdade de cada profissional trabalhar do geito que acha que deve e de expor sua opnião sobre aquilo que acha certo!
Eu discordo de usar tal prática nos sites que produzo.
Penso da seguinte maneira: os sites não são para os meus clientes em específico, mas sim para os clientes deles. Ter uma tela dessa ao entrar no site pode ajudar a afugentar o visitante, e na pior das hipóteses, ficam ligando para meu cliente reclamando, e no fim quem se "ferra" sou eu.
Anw... opinião pessoal, claro. ;)
>
Eu discordo de usar tal prática nos sites que produzo.
Penso da seguinte maneira: os sites não são para os meus clientes em específico, mas sim para os clientes deles. Ter uma tela dessa ao entrar no site pode ajudar a afugentar o visitante, e na pior das hipóteses, ficam ligando para meu cliente reclamando, e no fim quem se "ferra" sou eu.
Anw... opinião pessoal, claro. ;)
A questão acho que esta em conversa aqui acho que mais o fato de estimula-los a atualizar seu navegador do que mostrar uma tela logo no inicio, mostrar uma tela como esta ai é uma das coisas que podem ser adotadas ou não por cada um, eu mesmo não colocaria uma tela de aviso assim tbm nos meus sites, mas adotaria outras medidas para incetivar a atualizão do navegador.
>
>
Eu discordo de usar tal prática nos sites que produzo.
Penso da seguinte maneira: os sites não são para os meus clientes em específico, mas sim para os clientes deles. Ter uma tela dessa ao entrar no site pode ajudar a afugentar o visitante, e na pior das hipóteses, ficam ligando para meu cliente reclamando, e no fim quem se "ferra" sou eu.
Anw... opinião pessoal, claro. ;)
A questão acho que esta em conversa aqui acho que mais o fato de estimula-los a atualizar seu navegador do que mostrar uma tela logo no inicio, mostrar uma tela como esta ai é uma das coisas que podem ser adotadas ou não por cada um, eu mesmo não colocaria uma tela de aviso assim tbm nos meus sites, mas adotaria outras medidas para incetivar a atualizão do navegador.
Que outros tipos de medida, camarada?
Abraços!
>
Eu discordo de usar tal prática nos sites que produzo.
Penso da seguinte maneira: os sites não são para os meus clientes em específico, mas sim para os clientes deles. Ter uma tela dessa ao entrar no site pode ajudar a afugentar o visitante, e na pior das hipóteses, ficam ligando para meu cliente reclamando, e no fim quem se "ferra" sou eu.
Anw... opinião pessoal, claro. ;)
Concordo com sua primeira frase, aprenas.
Uma medida pode afugentar se você IMPOR a atualização (como acontece por aí, e foi o que me motivou a escrever o artigo), sem explicar o porque e como o usuário deve fazer isso. Note que, na tela do post, o usuário pode continuar a navegação sem atualizar o browser. Não estou restringindo o acesso, logo, ninguém se "ferra". Você só está correndo o risco do usuário atualizar ou não o IE6.
abraços
Camarada Coradini.
Outra medida que eu adotaria seria por exemplo, eu poderia criar uma campanha publicitária e vincula-la ao site principal de minha empresa e em outros veiculos de comunicação que possuo, seria algo até interessante para outros que não sabem desse detalhe tão básico que é atualizar seu navegador IE6.
De qualquer maneira seu tópico é interessante por levantar esta questão.
>
Concordo com sua primeira frase, aprenas.
Uma medida pode afugentar se você IMPOR a atualização (como acontece por aí, e foi o que me motivou a escrever o artigo), sem explicar o porque e como o usuário deve fazer isso. Note que, na tela do post, o usuário pode continuar a navegação sem atualizar o browser. Não estou restringindo o acesso, logo, ninguém se "ferra". Você só está correndo o risco do usuário atualizar ou não o IE6.
abraços
Para o cliente final (aquele cliente do meu cliente), realmente pouco importa se está sendo imposto ou não a atualização. Normalmente o "navegante" mais comum vai para o site e quer ver o que procurava, e não uma tela falando que ele está desatualizado. Imagina então aquelas pessoas que mal sabem o que é um navegador, o que para elas é simples e somente "internet".
É claro que temos vários usuários que saberão identificar a tela, e poderão tomar a decisão favorável ou não à atualização. Porém, no nicho brasileiro, a realidade não é bem essa. No nosso Brasil, usuários usam internet pra Orkut~Twitter, MSN, Youtube e Google. Pesquisou no Google, abriu, e não viu o que procurava, fechou. Simples assim.
Entretanto, sou a favor sim de algo mais discreto, como uma barra diferenciada após o rodapé do site informando desta atualização. ;)
[]s
A google decretou a morte do internet Explorer 6 com o novo orkut portanto não existe mais a necessidade de se importar-nos com este.
>
A google decretou a morte do internet Explorer 6 com o novo orkut portanto não existe mais a necessidade de se importar-nos com este.
Se não fosse o Analytics me falando que entre 19 e 21% dos visitantes usam IE 6.0, eu poderia concordar com você. ;)
O que está sendo debatido neste tópico poe em pauta apenas os interesses dos desenvolvedores...
'Matar' o IE6 para que não percamos tempo diagramando, desenvolvendo e hackeando pro WS exibir aceitavelmente nessa praga
A própria MS incentiva a atualização do IE6 mas o foco deles é a segurança e vulnerabilidade, não a codificação e padrões da WEB
Do nosso lado, o que podemos fazer é propor uma solução como a apresentada neste tópico para o NOSSO cliente e ele que julgue se os clientes DELE considerarão invasiva ou obrigatória a solução.
Tempo é dinheiro mas cliente é cliente... se ele disser que NÃO quer uma tela mostrada por cima do seu site e quer que o site funcione pra TODO MUNDO.. você tem dois caminhos a escolher... perder tempo.. ou perder o cliente.
Vi uma discussão parecida quanto às versões do PHP, até hoje.. vários WebHosts utilizam versões 4.X e isso é um entrave para a entrada da versão 6.0
E os mesmos WebHosts NÃO VÃO atualizar seus depuradores PHP simplesmente para não correr o risco dos WS dos clientes pararem de funcionar.
Infelizmente é uma realidade que temos que nos conformar... quem não estuda, quem não conhece a situação, não quer saber se a versão do depurador ou do navegador é instável ou insegura ou ultrapassada... eles querem que FUNCIONE! e descontentes ou não.. nós temos que fazer funcionar
Acredito que a melhor saída é possuir várias 'ferramentas sugestivas' para apresentar ao cliente...
Se o mesmo não se agradar de uma tela inteira dizendo que o navegador é ultrapassado, sugerimos uma discreta barra ao estilo 'atualizações do Windows' no topo/rodapé do site... Ou uma mensagem de alerta na primeira visita do cliente. Tenha várias opções de 'soluções de atualização' e proponha ao SEU cliente estas ferramentas...
Para terminar.. o IE6 só será exinto, quando o WinXP for extinto.. isso é fato!
Legal a iniciativa. ^_^
Mas só uma coisa: eu não vou perder um cliente por causa do Internet Explorer 6. Se eu ver que ele não deseja que o site não funcione completamente nele, aí converso com ele.
http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif