Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Sabemos que existem muitos programas pra isso na web mas muitos que testei sempre faltou alguma coisa então eu gostaria de criar meu próprio programa gerador de jogos principalmente para Quina, Megasena e Duplasena.
Recentemente achei gratuitamente o Cologa que achei excelente e realmente cumpre o que promete com extrema rapidez porém ainda falta alguns recursos nele que a meu pode decidir entre tornar-se um ganhador ou mais uma aumentador do prêmio.
Eu tenho quase todas as noções de que preciso para criar mas não consigo um bom exemplo de algum algoritmo para fazer as combinações com fechamento, tipo o que o programa mencionado faz. Tipo escolher 20 dezenas com fechamento de quadra. Ele gera e realmente garante no minimo uma cartão com quadra embora possam ter mais cartões inclusive com quina ou sena. Isso vai depender claro da sorte também.
Eu desenvolvi o projeto baseado nas opções de alguns programas existentes mas utilizando em vez de análise combinatória, o uso de matrizes que garante maior rapidez na geração dos jogos, porém a garantia de acerto dependerá das dezenas sorteadas estarem entre as dezenas selecionadas e da matriz escolhida, já que cada uma combina de maneira diferente os mesmos números.
Sabemos que é impossível fechar 100% em qualquer sistema devido a quantidade de combinações possíveis.
Bom utilizando uma matriz, eu escolho as dezenas e substituo pelos índices da matriz e sigo as regras abaixo:
1) Submeter todos os jogos gerados a todos os concursos oficiais da CEF e remover qualquer jogo que já tenha sido sorteado com quadras, quinas ou senas.
Porque: A possibilidade de uma quadra se repetir num sorteio é pequena, quase remota, enquanto que um terno ou duque são mais frequentes. Portanto removendo esses acertos já diminuímos a quantidade de cartões razoavelmente.
2) Submeter todos jogos a um simulador de resultados. Esse simulador deve ser capaz de gerar resultados possíveis utilizando somente as dezenas selecionadas. Esse processo pode ser demorado dependendo da quantidade de dezenas.
Em meus testes aqui, 30 dezenas para megasena utilizando um range para cada casa gerou por volta de 130 mil combinações possíveis de resultados válidos. Esse range eu montei baseando nos resultados oficiais. Exemplo na casa 1 da megasena a chance da primeira casa ser manor ou igual a 10 é de 80% contra 20% de ser acima e a media que essa dezena aumenta esse percentual cai gradativamente.
Usando essas observações eu montei um range para a casa 1, casa 2, casa 3, casa 4, casa 5 e casa 6. O metodo que simula os resultados, consulta esses ranges antes de gerar o resultado.
Finalisando: O sistema tanto carrega uma matriz e solicita as dezenas conforme a matriz ou carrega um fechamento já pronto, neste caso e cria uma matriz para o fechamento para o caso de querer trocar alguma dezena.
Popula um datagrid com os jogos e oferece o recurso de confrontar com todos os sorteios da CEF, apontando dezenas acertas a partir de 3 e mostra inclusive o primeiro resultado oficial que utilizou na conferência.
O confronto com os resultados simulados também segue o mesmo principio mostrando ao usuário onde ele poderia substituir alguma(s) dezenas do jogo pelo resultado simulado, garantindo de certa forma uma quina ou sena caso o sorteio oficial desse aquele resultado.
Faltam algumas opções como impressão de cartões, impressão de relatórios detalhados e para o sistema ficar completo, um gerador de jogos tal qual o simulador porém limitado a x jogos e com alguma garantia de fechamento.
Alguem se habilita a dar sugestões?????
O programa está escrito em C# e utiliza como database somente arquivos texto para facilitar a portabilidade.
Carregando comentários...