Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom dia galera!
Criei um sistema de newsletter para um amigo.
Para verificar se o email foi lido eu aciono um script em php através de uma imagem que vai no corpo do email.
Tenho dúvidas se existe maneiras mais eficientes para verificar se o mesmo foi lido.
Acredito que esta maneira não está funcionando nem 50%, pois mandei 17mil emails e recebi apenas 180 confirmações de leitura.
Quanto aos emails, são emails recentes e 90% válidos.
Alguém tem alguma idéia do que posso fazer para ter mais êxito na confirmação de leitura?
Acredito que outros desenvolvedores também tenham ou já tiveram esta dúvida.
Vamos trocar algumas idéias e tentar montar um modelo eficiente para este caso.
>
Todos os sistemas de e-mail marketing por exemplo, utilizam esta mesma técnica que você criou de imagem.
O que acontece é que hoje a maioria dos clientes de e-mail bloqueam as imagens, e se o usuário não permitir a visualização das imagens a confirmação de leitura não irá funcionar.
Como alternativa você pode colocar um link para o usuário clicar caso não esteja visualizando o e-mail corretamente, ou seja, sem as imagens. Pois muitos usuários leigos não sabem que existe a opção de visualizar as imagens e alguns webmails estão configurados para mostrar apenas texto e não HTML.
Daí no caso você coloca a confirmação de leitura também neste link alternativo.
Mas como você disse que enviou 17 mil e-mails e recebeu a confirmação de apenas 180, é bem provável que a maioria dos e-mails tenham sido encarados como SPAM pelos provedores de destino e não tenham aparecido na Caixa de Entrada dos usuários.
Um abraço!
Leozitho, obrigado pelas dicas!
Rapaz, esse link alternativo eu já tenho no meu sistema também, só não havia comentado, foi mal.
Ou seja, o internauta tem esta opção de clicar no link e ver o newsletter no meu site e ali eu também estou verificando como lido.
Quanto aos SPAM, acredito não ser problema, pois todo o email enviado é autenticado e estou usando o PHPMailer para isso.
É enviado um a um e autenticado um a um.
Tens alguma outra dica?
Mesmo o e-mail sendo enviado via SMTP autenticado existe o risco de ser interpretado como SPAM.
São vários critérios que levam um e-mail a ser caracterizado como SPAM, até mesmo e-mails de grandes empresas que são estudados e testados antes do envio muitas vezes são considerados SPAM.
Você tem que dar uma pesquisada em sites especializados para saber os critérios que são analisados para se considerar um e-mail como SPAM.
Recomendo o site da Virtual Target, é a maior empresa de e-mail marketing do Brasil e tem artigos excelentes sobre o assunto.
Algum problema certamente existe, seja no seu sistema ou SPAM, pois enviar 17 mil e-mails e menos de mil terem a leitura confirmada é muito estranho.
Uma dica importante é evitar palavras como "clique aqui", "grátis" e outras muito comuns em e-mails de SPAM.
E tanto no corpo do e-mail como no cabeçalho existir uma opção para descadastramento da sua lista de e-mails.
No cabeçalho do e-mail o campo que deve ter o link para descadastramento deve se chamar List-Unsubscribe.
Leozitho, novamente obrigado pelas dicas.
Como você orientou, eu não uso palavras como "clique aqui", "grátis" em meus newsletters.
Pesquisarei mais sobre spam para ver se é este o problema.
Porém perguntei a vários amigos que estão no meio destes 17mil e todos disseram que receberam.
Vou dar uma olhada no site da Virtual Target
Se tiveres mais alguma dica ou fontes onde possa buscá-las, agradeço.
Todos os sistemas de e-mail marketing por exemplo, utilizam esta mesma técnica que você criou de imagem.
O que acontece é que hoje a maioria dos clientes de e-mail bloqueam as imagens, e se o usuário não permitir a visualização das imagens a confirmação de leitura não irá funcionar.
Como alternativa você pode colocar um link para o usuário clicar caso não esteja visualizando o e-mail corretamente, ou seja, sem as imagens. Pois muitos usuários leigos não sabem que existe a opção de visualizar as imagens e alguns webmails estão configurados para mostrar apenas texto e não HTML.
Daí no caso você coloca a confirmação de leitura também neste link alternativo.
Mas como você disse que enviou 17 mil e-mails e recebeu a confirmação de apenas 180, é bem provável que a maioria dos e-mails tenham sido encarados como SPAM pelos provedores de destino e não tenham aparecido na Caixa de Entrada dos usuários.
Um abraço!