Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Caramba,
apanhando com o CSS aqui, tenso viu, todo início tem dessa né?! Mas vale a pena, bom, tenho 2 perguntas que me surgiram por aqui. Pesquisar no fórum não adiantaria muito pois é meio especifica, não seria fácil de achar, então vamos lá:
1) Qual é o correto uso da propriedade <p>? por exemplo eu tenho a seguinte listagem abaixo:
<h1 class="h1">Nome:</h1>
XXXXXXXXXXXXXXXX<br />
YYYYYYYYYYYYYYYY<br />
ZZZZZZZZZZZZZZZZ<br />
Qual seria a forma correta de utilizar o <p> aí? Vejam isso não é listas <ul> etc, é texto porém com itens um abaixo do outro...
2) Como dar margin top entre div's que estão dentro de outras div's?
Tentei de todos os jeitos mas não tá funfando não...
Já está mais do que bem respondido, só tenho uma observação a fazer:
Gramaticamente, toda quebra de linha textual não-contínua é um parágrafo.
Já existem pessoas por aí dizendo para abolir o <br />, algo que eu desaconselho, pois, analisando semanticamente o conjunto de documentação, ele não possui uma real necessidade.
Motivo da minha discordância:
Faça o seguinte teste
<code><?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<root>
<teste>Imasters</teste>
</root></code>
visualize.
Com as devidas modificações:
<code><?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?><br />
<root><br />
<teste>Imasters</teste><br />
</root></code>
Nossa exibição de marcação XML fica perfeita!
Veja, assim como marcar em tableless não significa nunca utilizar tabelas, não é porque dentro de contexto de parágrafos não se usa <br /> que elas não tenham o seu lugar na marcação, é uma questão de entender quando e onde utilizar.
Se sua exibição textual seguir quebras de linha obrigatória, são todos parágrafos diferenciais
<p>Parte 1</p>
<p>Parte 2</p>
<p>Parte 3</p>
<p>Parte 4</p>
Mas como já foi frisado:
Você mesmo disse que é uma listagem, depois disse que não é e depois disse “texto porém com itens”
Você tem que se decidir, compreender que tipo de informação está sendo passada, para fazer a marcação correta.
não vejo muito o que acrescentar...
mas no seu caso, eu usaria lista ou colocaria um <p> para cada linha
É, desculpem não expressei bem, agradeço a ajuda e atenção de vocês, realmente ainda tou procurando entender mais sobre XHTML e CSS..
Mas enfim, sobre o espaçamento de fato essa forma aí não deu certo... (o elemento está tomando como propriedade a página inteira, ou seja se eu dou padding-top de 500px; ele assume essa margem dentro da página como um todo e não dentro do elemento que ele se encontra... ) olhem o código:
<div id="site">
<div id="topo">
<div class="logo">
LOGOMARCA AQUI
</div>
<div id="conteudo">
<div class="menu_principal">
MENU ESQUERDO AQUI
</div>
<div class="conteudo_pagina">
CONTEUDO DAS PAGINAS AQUI
</div>
<div id="rodape">
RODAPÉ
</div>
</div>
</div>
não coloquei o conteudo das divs pra facilitar, mas segue agora o código css:
#site {
width: 950px;
margin:0 auto;
}
#topo {
}
#topo .logo{
float:left;
width:525px;
height:235px;
}
#conteudo {
}
#conteudo .menu_principal{
width:230px;
}
#conteudo .conteudo_pagina{
width:720px;
margin-top:6px;
}
#rodape {
padding-top:20px;
}
O problema é que o rodapé não dá espaçamento NENHUM da div anterior, seguem uma imagem pra facilitar:
Uploaded with ImageShack.us
#rodape { clear: both; }
Você mesmo disse que é uma listagem, depois disse que não é e depois disse “texto porém com itens”
Seia um pouco mais sobre a tag "
"
Tenta "padding-top:xx;" ou posta o código aí...