Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
primeiramente vamos baixar a base do jquery, e anexar na nossa index
neste tutorial vou ensinar (diferente do meu último) como criar querys ,rodar phps sem refresh na página de uma maneira a la Jquery (escreva menos, faça mais).
o Jquery é muito fácil de entender e muito simples de se executar, sendo executado na maioria dos navegadores, com alguns plugins apenas que não rodam, se não me engano apenas no IE6, sendo assim muito acessível e prático.
espero que entendam a formatação do meu post estar toda "desgraçada" mas estou neste momento em uma lan e é muito ruim aqui hehe.
mas se der edito o post em casa.
então começa aqui.
primeiro o jquery
<script type="text/javascript">
$('document').ready(function(){
$('#nome').click(function() { //quando clicar no input com id "nome" o value dele volta a zero
$('#nome').val('');
}); $('#senha').click(function() { //quando clicar no input com id "senha" o value dele volta a zero
$('#senha').val('');
});
$('#enviar').click(function() {//aqui determinamos que quando for clicado
//no tag com a id "enviar" sera executada esta função
var options = { //estas opções podem ser colocadas diretamente dentro de ajaxSubmit("aqu")
target: '#login', //a div que vai ser alterada com a resposta do servidor
success:alert("login bem sucedido"), //qualquer função a ser executada quando a resposta for TRUE
url: "login.php", //php que vai ser rodado pelo JS
resetForm: true // aqui ele limpa a form
};
$('#formulario').submit(function() {
$(this).ajaxSubmit(options);
return false; //sempre use return false para que o browser não execute a sua função indevidamente
});
});
</script>
login.php
<?php
$conectar = mysql_connect("servidor","usuario","suasenha");
$banco = mysql_select_db("banco_de_dados");
$login = $_POST['nome'];
$senha = $_POST['senha'];
$sql = mysql_query("SELECT * FROM `usuarios` WHERE `usuario`.`login` LIKE '$login' AND `usuario`.`senha` LIKE '$senha'");
$verifica = mysql_num_rows($sql);
if($verifica != 0) {//colocamos diferente de zero e não igual a um porque algumas pessoas acabam esquecendo e
while($col = mysql_fetch_array($sql)) { //criam scripts que adicionam mais de uma ves o mesmo login
$nome = $col['nome'];
echo utf8_encode("bem vindo $nome"); //hack para caracteres especiais utf8_encode muito legal ;D
}
}
else {
eho utf8_encode("usuario não encontrado");
}
?>
estrutura
<div id="login"><!-- esta ´div recebera informações do servidor trocando seu conteudo "html" interno para a resposta do servidor-->
<form id="formulario" method="post">
<input id="nome" value="nome" name="nome"/>
<input id="senha" value="senha" type="password" name="senha"/>
<input type="submit" id="enviar"/>
</form>
</div>
e é isso ai.
não fiz muita firula no post.
quando eu terminar meu site eu lanço ele com todos os plugins para download e demonstração.
abraços e bons estudos.
;)
Carregando comentários...