Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá amigos /applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/biggrin.gif&key=cb0fdb2382312b39ddcb15831fcae62157015f17d2417528782628663387e929" alt="Imagem Postada" />
Comecei estudar estruturas de controle, na parte de ElseIf, o bixo pegou.
Estou querendo criar um if, caso esse seja Verdadeiro criar outra condição, só que no final quero dar mensagem com um Else caso o primeiro IF seja falso . No VisualG, só era colocar FimSe(fecha o segundo Se) e depois SeNao (p/ o 1º Se) e a mensagem, mas com PHP, não sei se abre chave no primeiro IF e fecha logo após o Else lá em baixo, ou fecha a chave após criar o IF e ele sabe que aquele Else pertence a ele.
Vou postar um algoritmo simples e qualquer, só para mostrar a ideia mesmo.
se (opcao >= 1) e (opcao <= 2) entao {só sendo opção sendo 1 ou 2} - Primeiro IF - se (opcao = 1) entao {verifica então, se numero é = 1} escreval("Opção 1 realizada, foi criado") senao escreval("Opção 2 realizada, foi excluido") fimsesenao {Queria dar uma mensagem, se o primeiro if, for falso} escreval("Digito inválido. [Válido só 1 ou 2]")fimseTentei de alguns modos e nenhum funcionou:
<?php
$opcao = 2;
if ($opcao >=1 ) && ($opcao <=2 ){ #só entra se for opção 1 ou 2
}
if($opcao == 1){ # caso seja 1
echo 'Opção 1 realizada, foi criado'
}echo 'Opção 1 realizada, foi excluido'
}echo 'Digito inválido. [Válido só 1 ou 2]'
}
?>
<?php
$opcao = 2;
if ($opcao >=1 ) && ($opcao <=2 ){ #só entra se for opção 1 ou 2
if($opcao == 1){ # caso seja 1
echo 'Opção 1 realizada, foi criado'
}echo 'Opção 1 realizada, foi excluido'
}echo 'Digito inválido. [Válido só 1 ou 2]'
}
}
?>
Se tivesse vários if's dentro de outro, não saberia onde fechar essas chaves e qual else pertence a quem.
Tambem não sei se coloca outra condição dentro da chave ou tem que fechar para fazer outra condição, pq estou acostumado se fechar logo em seguida, ele não testa com as de mais codições .
Aquele exercicio do tringulo mesmo, abre vários If dentro do outro, se fechar logo, as condições de baixo não vão ser testado com as de cima .
Desculpe, eu mesmo concordo que ficou um pouco confuso, mas tentei detalhar no maximo .
Mto obrigado :joia:
Carregando comentários...