Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Estou com um problema aparentemente simples mas que está me tirando sono.
Vou separar o problema em duas partes para explicar melhor
1)Tenho uma tabela que insere novos registros baseado no último ID criado com o AUTO-INCREMENT, então o primeiro registro da tabela será id=1, o segundo será id=2 e assim por diante.
Para editar esse registro posteriormente eu tenho que acessar o php de alteração utilizando o ID desejado, ex.: (http://www.nomedosite.com/alterar.php?id=1).
Nesta parte que entra minha dúvida, é possível criar uma tabela tendo como ID um valor randomico criptografado (MD5, SHA1 ou BASE64) ?
Tentei utilizar.::
$id = md5(uniqid(rand(), true));
O novo id é criado e mostrado na tela, porém, não é registrado na tabela.
O que devo fazer (E como devo criar a tabela) para que eu possa inserir um ID criptografado e randomico para esta tabela ?
2) Caso seja possível utilizar um ID conforme mencionado acima, existe uma maneira de fazê-lo único ? Por exemplo, antes da criação deste ID uma busca seria feita e caso ele seja único é criado, caso tenha outro ID igual um novo número é criado e registrado.
Sei que existe maneiras de codificar e decodificar dados enviados e mostrados na barra de endereços para que seja difícil a edição de outros registros apenas alterando o endereço no navegador, mas caso exista uma maneira de já se criar um ID codificado o trabalho será cortado pela metade.
É possível fazer o que pretendo ? Por onde começo ?
Carregando comentários...