Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Tag: B
Nome: Negrito
Descrição: Define que o texto etiquetado deve (primariamente) ser renderizado como negrito.
Exibição: Linha [css inline].
Atributos: id, class, lang, dir, title.
Semântica: Muito se fala em substituir <b> por <strong> e <i> por <em>, fala-se em leitores de tela, fala-se em acessibilidade, fala-se em legibilidade, mas não fala-se em semântica. B é um elemento válido e homologado pela W3C inclusive dentro das especificações estritas. Então qual seria a real necessidade/utilidade do elemento <b> e sua diferença para o elemento <strong>? Vamos pela categorização da W3C:
>
<!ENTITY % fontstyle
"TT | I | B | BIG | SMALL">
<!ENTITY % phrase "EM | STRONG | DFN | CODE |
SAMP | KBD | VAR | CITE | ABBR | ACRONYM" >
http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd
Traduzindo: Como já citei nos capítulos sobre <abbr> e <acronym>, existem alguns grupos de elementos. Dois deles estão amostrados aqui: *fontstyle elements* e *phrase elements*. Basicamente, <b> serve para estilização, enquanto <strong> serve para enfatização. Suponhamos que você tenha um blog que trata sobre tecnologia, seria interessante expressar as teclas de comando diferenciando-as do restante do texto, assim poderíamos dizer que você precisa digitar:
> abc <b>**enter**</b>
Veja como a tecla enter não precisa de uma entonação especial, ela faz parte do texto como todo o restante. Visualmente, porém, convém destacar a palavra para que o leitor não confunda comando com operação. Durante este manual, tenho tomado o cuidado de colocar todas as palavras estrangeiras em itálico mas, durante a elaboração do texto, estas palavras não precisam ser lidas com ênfase diferenciada, podem apenas ser modificadas visualmente.
Resumindo: fontstyle elements agregam valor visual ao documento, enquanto phrase elements agregam valor semântico ao texto do qual participam. É conveniente estilizar o elemento textual dispensando a necessidade do elemento estilizador, mas quando o segundo se faz dispensável, optamos pelo primeiro grupo.
Exemplos:
<body>
<h1>O desenrolar de um diálogo pode ser expressado com tags de estilo negrito</h1>
<p><b>Interlocutor A</b>: Que horas são?</p>
<p><b>Interlocutor B</b>: Uma hora e vinte minutos.</p>
<p><b>Interlocutor A</b>: Caramba! Hora de ir pra cama.</p>
</body>
Particularidades:
Carregando comentários...