Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde pessoal,
Minha dúvida é relativamente simples e queria mais é opinião dos desenvolvedores. Estou iniciando um projeto de uma plataforma de comércio eletrônico. A idéia é oferecer sempre a mesma plataforma para n clientes, trabalhando com templates para o front end da loja e uma interface padrão para o gerenciamento online.
Um dos meus parceiros no trabalho sugere que a gente utilize múltiplas bases de dados para o sistema. Ou seja, cada cliente teria uma base única e isolada, o que ajuda no desempenho e na segurança, porém tenho um certo receio de aplicar essa abordagem e ter problemas no gerenciamento da aplicação no futuro (por exemplo uma alteração de estrutura de uma tabela, índice ou relacionamento).
Gostaria de uma breve opinião de cada um de vocês, levando em consideração pontos como escalabilidade, desempenho (no presente e no futuro), segurança, gerenciamento, etc.
Obrigado a todos!
Carregando comentários...