Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Ola pessoas, estou querendo montar uma loja virtual para mim, e gostaria de saber quanto terei de pagar futuramente de CNPJ?
Obrigado
Quando citei CNPJ, e que estava me referindo se ha necessidade de possuir, para ter uma E-commerce, estive pesquisando no GOogle e vi que esta em torno de 1500 para abrir um pequena empresa, fora a mensalidade do contador em torno de 150 pau+outras taxas de roubo... rs acho que esse lance de CNPJ para E-commerce, nao demora a mudar, pq antigamente para quem quisesse ter um site tinha que ter o documento, hoje em dia mudou.
"Tecnicamente" qualquer um pode vender qualquer coisa na web sem precisar de CNPJ... Eu mesmo vendi livros digitais durante muito tempo, usando o Pag Seguro para cobrar dos meus clientes (com cartão, boleto, etc.) e o Pag Seguro depositava na minha conta bancária quando eu solicitava. Eu usava um nome de empresa no Pag Seguro mesmo não sendo empresa e não tendo CNPJ (conta vendedor pode usar nome fantasia para pessoa física). Só depois de um tempo quando eu vi que o negócio estava dando certo mesmo é que eu abri uma empresa de verdade e tirei um CNPJ. A receita federal não quer que você faça as coisas dessa forma, óbvio... é ilegal, mas a fiscalização é zero e milhares de sites na internet Brasileira são de pessoas físicas vendendo sem CNPJ cobrando por sistemas como o Pag Seguro ou Pagamento Digital. Você pode começar assim até você ver se sua idéia vai vingar ou não online.
Valeu pela dica ROdrigo Staeber, na verdade nao seria para mim, sou desenvolvedor e programador web, e estou comecando agora com o Magento, vai esta na duvida da necessidade do CNPJ, caso algum cliente me perguntasse se precisaria ou nao na hora de colocar a loja online, mas pelo jeito nao e totalmente obrigatorio, se futuramente eu pretender colocar alguma e-commerce irei fazer o que você indicou.
>
gostaria de saber quanto terei de pagar futuramente de CNPJ?
CNPJ é só um documento de cadastro.
Você terá despesas com a abertura de uma empresa (PJ) com teria com qualquer outra empresa.
Precisará também de um contador quando a empresa estiver funcionando, então é melhor já escolher o profissional ou empresa para cuidar disso para você. Eles lhe informarão sobre a documentação necessária para a constituição de uma empresa.
Um outro ponto é sobre a empresa física, não é porque é um ecommerce que você não precisará, pelo meno, de um escritório físico, a lei é bem clara nesse aspecto. A empresa precisa, necessariamente, ter um endereço físico, e esse não pode ser a residência de nenhum dos sócios.
Quanto a "pagar futuramente", se você estiver se referindo à impostos, isso depende da forma que sua empresa for constituída e do seu faturamento. O sistema tributário nacional não é tão simples, por isso é interessante que você converse com um contador para que ele lhe oriente sobre a melhor opção para você. Se for uma micro ou pequena empresa, pesquise por "Simples Nacional" ou "Lei complementar 123/2006".