Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal, estou lendo "C - Completo e Total 3ed" e estou no começo ainda. Já li 3 vezes o capítulo que explica modificadores de acesso (onde explica VOLATILE e CONST). Infelizmente não consegui entender o "volatile", e já procurei em vários websites mas não consigo entender para que ele serve mesmo.
Alguém apenas poderia me explicar pra que serve?
Grato, Bruno Alano.
Mas isso serveria para um dado vindo de um arquivo INI também?
Obrigado pela explicação.
Não. De nada :)
No C, existem tipos de variáveis (dentre os primitivos, estão char, int e float) e "qualificadores" de tipos. Estes são 3: const, restrict e volatile.
Qualificar um objeto de qualquer tipo como volatile indica ao compilador que o valor de tal objeto pode mudar inesperadamente, e independente do código do programa que o utiliza. Basicamente, isso serve para indicar que o compilador não deve otimizar trechos contendo o objeto mesmo que, sob outras circunstâncias, a otimização pudesse ser feita. Geralmente (não sei de outros casos que não este), objetos deste tipo são usados para programação envolvendo interface com hardware. O agente que modificaria o valor de um objeto volatile sem intermédio do código do programa, então, neste caso, seria algum dispositivo de hardware.