Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite a todos...
Preciso de uma explicação do que significa os pontos nestes Selects.
SELECT o.id, oi.imagem
Obrigado
O ponto está ligando o nome ou referência da tabela ao nome do campo desta tabela.
Exemplo:
SELECT u.id_usuario, u.nome, u.email FROM usuarios AS u
Isso só é útil se você estiver selecionando mais de uma tabela em uma mesma consulta. Como no exemplo acima só é utilizada uma tabela, você poderia fazer simplesmente assim:
SELECT id_usuario, nome, email FROM usuarios
EDIT:
Não vi que o hinom já tinha respondido. :P
Consegui entender pra que serve, mas de vem estes nomes?
Ou seja, quando eu coloco u. ou e. etc...
Obrigado
ZUCOLLI
Vem daqui:
>
Geralmente você usa o primeiro nome da tabela, para ficar mais fácil de identificá-la.
E ai, neste exemplo o u. será apartir de agora a referência das 3 colunas indicadas, id, nome e email. Certo?
Depois de feito a query, como eu uso?
ZUCOLLI
Ele só serve para referência na consulta, depois de executar a query vai retornar o nome dos campos normalmente.
Exemplo: id_usuario, nome, email, etc.
Muito obrigado!
Agora, vou me embrenhar neste código e descobrir o porque de alguns erros.
Obrigado.
ZUCOLLI
Usando o exemplo do Leo
EXEMPLO 1 - Ele seta a letra u como sendo referencia há tabela usuarios (FROM usuarios AS u)
u. = tabela usuarios
EXEMPLO 2 - Eu seto a letra u como sendo referencia há tabela funcionarios (FROM funcionarios AS u)
SELECT u.id_usuario, u.nome, u.email FROM funcionarios AS u
u. = tabela funcionarios
Quem define a letra é você e também há tabela que ela vai fazer a referencia.
Edit:
Não vi que o Leo tinha postado ^_^
de modo prático, são referências a um alias, tabela ou base de dados.
exemplo 1, referência a tabelas
FROM tabela1, tabela2exemplo 2, referência a tabelas usando alias
FROM tabela1 AS t1, tabela2 AS t2exemplo 3, referência a tabelas de base de dados diferentes
FROM db1.tabela1 AS t1, db2.tabela2 AS t2* note que o uso de alias depende da versão do server mysql.
dependendo da versão, é necessário especificar a base de dados, independente de estar declarado no alias
FROM db1.tabela1 AS t1, db2.tabela2 AS t2