Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde,
Hoje estava buscando material para saber por onde começar a aprender Programação Orietada a Objeto no PHP, e me deparei com este texto na rede:
"Por que programar OO (Orientado à Objeto)?
Nem eu, nem qualquer outra pessoa no mundo pode chegar pra você e falar:
Ou vice-versa. Não teve, não tem e provavelmente não terá nenhuma vantagem em relação a outra forma de programação. Tudo é uma questão de gosto e prática. Claro que, algumas vantagens uma tem em relação a outra, muitas pessoas comentam que programando OO você poderá publicar e buscar classes já prontas para fazer alguma função. Mas o mesmo aconteceria com a Programação "Normal". Comparar OO ao Método normal, é semelhante a comparar as funções echo ou print."
Gostaria que os mais experientes pudessem comentar sobre a colocação que o autor fez.
Agradeço quem puder comentar sobre o assunto para me ajudar a encontrar o caminho das pedras.
Obrigado.
Comparar OO ao Método normal, é semelhante a comparar as funções echo ou print."
se for levar ao pé da letra, OO é melhor, ja que echo é mais rapido que print :D
eu sempre fiquei com pé atras com OO - será que é isso tudo, será que é gente querendo fazer nome...
posso te afirmar uma coisa, pra mim, OO é como tableless, o que antes fazia do modo classico, hj uso OO
nao tome minha comparação como norma, apenas como um habito do tipo que se aprende e ve qto é facil
Então angelorubin, na verdade OOP é um estilo de programar que só tem sido adotado porque este estilo conversa bem com a análise de sistemas que e feita (hoje principalmente) baseado no levantamente de objetos que compõem um sistema.
Se der uma olhada rápida em UML e verá alguns dos seus muitos diagramas.. entre eles .. diagrama de análise de caso de uso.. classes de domínio (que são as classes de negócio), de sequência (que espeficica como se dá a interação entre objetos)..
bom, essa é uma heurística.. de resolução de problemas. Pode ser que isso mude no futuro. A vantagem de fato da orientação a objetos é:
organização e escalabilidade. fora isso não existem grandes vantagens.
E claro, dependendo do tamanho e do que a aplicação faça ( vai ficar mais lento sim ).
Eu tenho alguns artigos sobre php orientado a objetos neste blog www.objota.com.br , caso tenha interesse