Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá!
Sempre que preciso usar uma expressão regular recorro a algum script pronto da net, mas isso nunca me ensina nada.
Então gostaria que me indicassem exercícios para que eu aprenda a usar as expressões regulares, pois sempre que tento fazer uma, não funciona ou pelo menos não como esperado.
Obrigado.
:skull:
Olá Matheus!
Gostei muito deste site para testar minhas ERs, é bastante interessante.
Vou começar "por baixo", fazendo a validação de telefone e email, depois parto para algo mais ousado, como o highlight para códigos.
Agradeço pela atenção.
Mas como eu vou saber o que cada colchete, barra invertida ou asterisco faz?
Se você quer começar "por baixo", passe longe de validação de e-mail porque para você atender todas as "regras" e definições possíveis de um e-mail no formato user@isp.tld você vai perceber que é a coisa é muito cabeluda.
Por baixo mesmo seria tipo esse que o Matheus passou ou então validação de datas, horas, telefones, documentos...
Daí você "sobe um pouquinho" com validação de IP, tags HTML e começa a pegar as ER's "básicas" acima e começa a fazê-las suportar mais de um formato de entrada: 3/3/1988, 3/3/88, 03/3/1988, 3/03,1988 e etc.
Mais pra cima disso você poderia criar um mini-parser de páginas HTML, já que você faria casamentos e substituições usando a mais variada combinação de metacaracteres. Se possível procure por algum HTML "imundo", para tornar o desafio ainda melhor.
Acima disso seria você reinventar a roda. Não que você deva usar isso em produção, mas é interessante para aprender. O caso do e-mail é um bom exemplo...
Se precisar de ajuda, pode sempre contar com o Guia ER
Bons estudos :thumbsup:
Mas como eu vou saber o que cada colchete, barra invertida ou asterisco faz?
Imaginei que você já tivesse embasamento sobre o assunto.
Vou te passar uma dica valiosa: Manual do PHP
Não somente ele, quanto os comentários, estão repletos de informação e exemplos.
Recomendo ainda este livro: http://novatec.com.br/livros/expressoesregulares/
Depois que começares a tentar a fazer os exercícios, poste suas dúvidas aqui, que te ajudamos.
[]'s
Esse livro é a versão impressa do Guia ER ^_^
>
Se precisar de ajuda, pode sempre contar com o Guia ER
Bons estudos :thumbsup:
Gostei muito deste guia! Estou estudando neste momento.
>
Imaginei que você já tivesse embasamento sobre o assunto.
Tudo que conheço sobre ERs é a função preg_match() mesmo.
Obrigado a todos, já é suficiente para entrar no mundo dos ERs.
Resolvido!
[]'s
:skull: :ninja:
Inverta os parâmetros, de forma que fique da seguinte maneira, usando somente uma ER:
Isso é bom para caso você utilize um editor que tenha Search & Replace com suporte à expressões regulares, como o meu, e quer editar parâmetros do código de forma automática. É um exercício bastante fácil, mas é base para boa parte dos problemas com ER's que você ainda terá.
Outro exercício muito bom é criar um sistema que colore automaticamente códigos, como o nosso do fórum de tag [ CODE ], ou uma função bbcode, ambos utilizando a menor quantidade possível de código.
Você ainda pode fazer exercícios comuns, como funções de validação de e-mail, telefone, endereço, deixando-os flexíveis, porém seguros.
Recomendo esse site para testes de ER's: http://regexpal.com
[]'s