Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
seguinte estou começando agora em PHP e aprendi a fazer um sistema bem simples com PHP+Mysql, porem agora eu estou melhorando o script para que ele fique mais seguro e que não contenham erros na hora do usuario realizar o cadastro...
a duvida é a seguinte:
quero saber como eu faço para que quando um usuario digite um login para cadastrar e caso esse login ja exista no banco de dados aconteça um erro tipo....
if ($login == ???)
echo "este nome de usuario ja se encontra cadastrado";
quero saber o que tenho que fazer para que o PHP faça uma busca no banco de dados e que não permita esse tipo de duplicação.
Ou Então use um Simples Num Rows , Row Count , dependendo do DSN
ainda não consegui usar o SELECT queria a sintaxe de como usar...
seguinte tenho um banco de dados no servidor local um MySQL... nele tenho criado uma DB chamada login e uma tabela chamada usuarios
nessa tabela eu tenho os campos "nome,login,senha e e-mail" agora como faço para que o LOGIN não possa ser repetido?
OBS:achei esse codigo aqui no PHP Manual
$result = mysql_query("SELECT * FROM usuarios", $conecta);
$num_rows = mysql_num_rows($result);
echo "$num_rows Rows\n";
esse codigo me mostra o numero de linhas tem em uma tabela agora queria por ele para procurar o login do usuario, depois disso seria so colocar
if ($num_rows >= 1)
echo "este login ja existe no nosso banco de dados";
agora como fazer isso que é o pro u.u"
Qual o erro ?
ele não me da nenhum erro porem não faz o que eu quero '-'
eu quero saber se no campo login da tabela usuarios ja existe um login igual ao que está sendo inserido.
SELECT * FROM usuarios WHERE login = '$_POST["login"]'obrigado a todos vcs ai que me ajudaram, mas ja resolvi o problema u.u"
> //busca LOGIN$checkn = "SELECT * FROM usuarios WHERE login = '$login'";
$sqlcheckn = mysql_query($checkn);
$rowsn = mysql_num_rows($sqlcheckn);
//BUSCA E-MAIL
$checkn2 = "SELECT * FROM usuarios WHERE email = '$email'";
$sqlcheckn2 = mysql_query($checkn2);
$rowsn2 = mysql_num_rows($sqlcheckn2);
//ERRO LOGIN IGUAL
if ($rowsn >= 1){
echo "Este login ja existe em nosso banco de dados";
}
//ERRO E-MAIL IGUAL
elseif ($rowsn2 >= 1){
echo "Este E-mail ja existe em nosso banco de dados";
}
else{executar comandos}
Primeiro, na sua tabela no banco de dados, defina o campo do usuário como UNIQUE, isso além de não permitir registros duplicados na tabela irá deixá-la otimizada.
No PHP faça uma consulta simples para verificar se o usuário já existe. Exemplo:
SELECT COUNT(id_usuario)
FROM usuarios
WHERE usuario = 'nome_do_usuario'
Um abraço!