Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
viva tudo bom?
estou querendo retirar da minha tabela alguns valores para estatística...
id_produto | encomendas
1 | 2
2 | 1
3 | 1
1 | 2
1 | 2
o valor seria
1 - 6
2 - 2
3 - 2
mesmo tempo que agrupa vai calcular os valores totais
alguém me pode dar uma dica como fazer isto..
abraço e obrigado pela atenção
btcv, você pode utilizar a função SUM do seu SQL. Vamos dizer que você utiliza MySQL daí você poderia fazer conforme o SQL abaixo:
SELECT id_produto, SUM(encomendas) AS encomendas
FROM nomeDaSuaTabela
GROUP BY id_produto
ORDER BY id_produto
Assim será agrupado os registros pelo campo "id_produto" e será somado o campo "encomendas" de cada "id_produto". Verifique ai e qualquer coisa me fala.
Obs.: No caso a minha saída seria:
id_produto - encomendas
1 - 6
2 - 1
3 - 1
Sendo diferente da sua, pois ele soma os valores do campo "encomendas" seria isso mesmo?
>
btcv, você pode utilizar a função SUM do seu SQL. Vamos dizer que você utiliza MySQL daí você poderia fazer conforme o SQL abaixo:
SELECT id_produto, SUM(encomendas) AS encomendas
FROM nomeDaSuaTabela
GROUP BY id_produto
ORDER BY id_produto
Assim será agrupado os registros pelo campo "id_produto" e será somado o campo "encomendas" de cada "id_produto". Verifique ai e qualquer coisa me fala.
Obs.: No caso a minha saída seria:
id_produto - encomendas
1 - 6
2 - 1
3 - 1
Sendo diferente da sua, pois ele soma os valores do campo "encomendas" seria isso mesmo?
meu amigo wess complementando a sua idéia....
o que eu recomendei foi a mesma coisa que você sendo que realmente a saída que eu calculava seria igual a sua por isso eu não montei o select ...
elitediego, depois que postei que vi a sua mensagem, também tinha pensado o mesmo que você por isso coloquei como Obs. para o @btcv, pois o resultado que ele espera com os dados informados não estão claros.
é mesmo isso malta... GROUP BY id_produto vai agrupar por id_prod... esta nao sabia... muito obrigado abraço a todos
>
é mesmo isso malta... GROUP BY id_produto vai agrupar por id_prod... esta nao sabia... muito obrigado abraço a todos
Isso mesmo meu caro, favor marcar como RESOLVIDO este.
Kara se eu entendi bem...
você vai ter que usar no teu select a função soma do mysql nas encomendas e o group by na coluna id_produto
você poder explique um pouco melhor...