Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Prezados amigos,
Boa tarde, em minha pagine detalhe.asp fica assim: detalhe.asp?id=<%=("id")%> queando eu abro uma matéria fica assim: site.com.br/detalhe.asp?id=1501. A pergunta é como fazer para ao invés de exibir o id da notícias exibir o título tipo: "detalhe.asp?not=Policial é preso no Rio"
Obrigado.
é possivel retirar detalhe.asp?id= e deixar assim: site.com.br/Policial-é-preso-no-Rio? Mas como eu procedo? Achei algumas coisas, porém estou meio perdido, veja:
[iSAPI_Rewrite]
#Configuração para o site1
RewriteCond Host: (?:www\.)?site1\.com\.br
RewriteRule (.*) /site1/$1 [i,L]
#Configuração para o site2
RewriteCond Host: (?:www\.)?site2\.com\.br
RewriteRule (.*) /site2/$1 [i,L]
na vrdade a forma que esta ele já fica com o id assim :detalhe.asp?id=1501, apenas concatenando
detalhe.asp?id=<%=("id")%>
mas se quiser omitir o id , ou seja as variaveis e dados a serem passados pela URL, olha este link
ou imagine esta url
http://teste.com.br/noticia_v/11/1/HiLHiLnBmHiLRXVAsM680lSjUVdHiLHiL0/a
modifique os parametros, para:
RewriteEngine on
RewriteRule noticia_v/(.)/(.)/(.)/(.) /noticia_v.asp?c=$1&co=$2&id=$3&t=$4
RewriteRule noticia_v/(.)/(.)/(.)/(.)/ /noticia_v.asp?c=$1&co=$2&id=$3&t=$4
a url sem rewrite é essa
http://teste.com.br/noticia_v.asp?c=11&co=1&id=HiLHiLnBmHiLRXVAsM680lSjUVdHiLHiL0&t=a
então, não entendi muito bem. eu teria que criar um arquivo com o título de .htaccess
com o devido code:
RewriteEngine on
RewriteCompatibility2 On
RepeatLimit 200
RewriteBase
# unsupported directive: [iSAPI_Rewrite]
# Evita o download do arquivo .htaccess via browser
RewriteRule ^/.htaccess$ /erros/404.asp
#Configuração para tratamento das barras no endereço
# Este é um caso comum para erros do tipo
# www.site.com.br/produto/3335-cadeira e
# www.site.com.br/produto/3335-cadeira/
RewriteRule ^([^.?]+[^.?/])$ $1/ [R,L]
#Configuração para o site1
RewriteCond %{HTTP:Host} ^(?:www\.)?site1\.com$
**RewriteRule (.*) /site1$1 [NC,L,NS]**
#Configuração para o site2
RewriteCond %{HTTP:Host} ^(?:www\.)?site2\.com$
**RewriteRule (.*) /site2$1 [NC,L,NS] ** e inserir na pasta raiz do site, é isso?
Sim você precisa criar o arquivo ".htaccess" e inserir na raiz do site, quanto ao code, depende do resultado que quer, pois pode entrar "n" regras nele.
Sugiro antes de mais nada, verificar se o seu servidor suporta "ISAPI_Rewrite" a versão e pesquisar sobre sua funcionalidade e utilização.
Aqui mesmo já tem vários tópicos sobre isso.
Att.
Pois é acabei de descobrir que meu servidor não suporta isapi rewrite. não há outra possibilidade de fazer está função?
Realmente meu servidor acabou de me dar a última palavra, segundo eles, o servidor não tem suporte para isapi rewrite. Gostaria de saber se existe uma outra possibilidade. Obrigado.
Então se não tiver outra opção, como eu poderia estar fazendo categorias do tipo: pagina 1 / categoria.asp?id=1 pagina 2 / categoria.asp?id=2 e assim sucessivamente.
Galerinha do meu coração, eu sei que já estou ficando xato com isso, mas meu servidor não tem suporte pra ISAPI_Rewrite. Há alguma outra possibilidade de se fazer esta função?
Fala aprendizes.. beleza?
Cara.. estou estudando sobre esse assunto também e vou tentar te ajudar...
Olhe esses 2 tópicos...
http://forum.imasters.com.br/topic/399825-urls-amigaveis-no-asp/
http://forum.imasters.com.br/topic/349459-utilizando-pagina-de-error-404-para-criar-url-amigavel/
Como pode ver no primeiro link, a discussão sobre esse tema vai longe, mas concordo com quem fala que manipular a 404 pode trazer perdas de performance, por isso considero como uma má prática.
Entretanto, no seu caso onde não há escolha, pode ser uma alternativa.
Bom, adapte-se com as ferramentas que possui, mas minha sugestão... troque de servidor assim que possível... KingHost, entre outras, está com um plano mínimo para asp que já possui esse suporte à Isapi Rewrite.
Espero que tenha sucesso na solução do seu problema.
pesquisa por isapai rewrite