Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Eu criei um site que funcionava apenas em AJAX. Como fiquei preocupado com a indexação/acessibilidade, transformei ele em um site normal, sem AJAX. Quando a pessoa clica em um link, toda a página é recarregada novamente. Eu quero que ele seja indexável no Google, que a pessoa possa usar sem JavaScript e que a pessoa possa utilizar com AJAX.
Pesquisei um pouco e encontrei o tal do hashbang (#!). O próprio Google sugere isso. Conversando com alguns desenvolvedores, me passaram um link dizendo que o tal do hashbang "quebra" a WEB.
Eu quero implementar aquilo tudo que descrevi ali em cima mas não sei qual a melhor maneira. Eu não quero nada pronto, só quero aprender. Alguém pode me ajudar a começar ou passar algum link?
Valeu.
O link explica sobre o mal do hashbang.
Obrigado por enquanto, vou ler os links.
Li os seus 2 links, realmente.. eu pessoalmente não concordo com o remendo do google com algumas ressalvas.
Estou com a opinião do carinha com outras tantas ressalvas..
da forma que fiz o load com jQuery, você não tem esse tipo de problema.
E pode ainda implementar a hash, sem informar isso pros robôs (afinal o foco não deve ser eles, mas sim os usuários), e garantir ao teu visitante, que está vendo o seu site sendo servido por ajax, ter um link direto para página interna.
essa é exatamente a maior questão. 'Link direto para página interna'.
a situação que o google expõe, só se justifica se você tiver 'pequenas áreas' que são carregadas com ajax.
Essa deve ser a real interação do ajax. Aquele remendo, serve para trazer a tona essas pequena areas.
Sou 'contra' a navegação completa com ajax, só deve ser feita se for realmente muito necessário. E não essa feira da fruta que temos hoje em dia.
como assim ?
Exemplo de navegação com ajax, usando a hash:
http://www.wbruno.com.br/blog/2011/03/11/carregando-conteudo-com-ajax-trocando-url/
Usando jQuery, deixando o site funcionar sem suporte a javascript:
http://www.wbruno.com.br/blog/2011/03/30/navegacao-sem-refresh-carregando-conteudo-ajax-em-div/