Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Galera, seguinte, sou novo em php, e estou no término da criação de um site. Bom procurei vários scripts de sistemas de busca porém nenhum me agradou, então criei um próprio que ficou muito bom mesmo, ele é o seguinte:
1º criei uma única tabela (que se chama nome_pagina) em meu banco de dados com 3 campos: id(chave primária), nome, conteudo.
*no campo conteudo eu colocarei o texto igual ao que está no conteúdo da página.
*no campo nome eu colocarei o nome da página em que está o conteúdo, exemplo futebol.php
2º fiz esse script:
//aqui é o formulário de busca
em uma página ficará esse formulário:
<form method="POST" action="busca.php">
<input type="text" name="busca" size="16">
<input type="submit" value="Buscar" name="ok">
</form>
em outra página ficará esse script em php:
<?
//aqui faz a conexao com o banco de dados(no meu caso site_download)
$db = mysql_connect ("localhost","root","");
$dados = mysql_select_db ("site_download",$db);
?>
<?
//chama o textfiel 'busca' do formulário
$pesquisar = $_REQUEST['busca'];
//executa o query do mysql e faz o loop com while
$sql_puxalink = mysql_query ("SELECT * FROM nome_pagina WHERE conteudo LIKE '%$pesquisar%' ");
while($linha = mysql_fetch_array($sql_puxalink)) {
//aqui que eu inovei, ao inves de retomar o campo de texto que é onde foi
//encontrada a resposta que bate, eu mandei que me retornasse o campo nome que
//contém o nome da pagina, ex futebol.php, e que armazenasse em uma variável //chamada $link_pagina.
$link_pagina = $linha ['nome'];
?>
<?
//aqui ao invés de fazer um include em uma determinada página predefinida,
//coloquei pra fazer include na variável que conterá o nome da página que será
//posta no campo 'nome' da tabela nome_da_pagina
include "$link_pagina";
<?
}
?>
pronto, assim eu só terei que criar uma única tabela no meu banco de dados, e inserir uma única vez no script da página de busca.
agora que está o problema, alguém pode me ajudar a fazer a paginação disso? não consigo fazer paginação de resultados de busca...
e outra coisa, alguém sabe como impedir que o formulário envie pesquisa em branco? pq qndo isso acontece ele imprime na tela tdo o conteúdo do banco de dados...
é isso aí galera,se alguém puder ajudar, agradeço muito!
então cara, entendi muito bem ñ, o q q eu devo fazer mesmo?
bom, eu estou utilizando um script de paginação tipo o paginator, de paginação de php com mysql...
Quanto a paginação você deve utilizar if(busca == "") em conjunto no input.
Abraço!