Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Ola, Pessoal estou criando um site pra faculdade, porem quero utilizar para os usuarios
url amigaveis do que nem do twitter, exemplo twitter.com/nomeusuario
alguem poderia me dar um Help?
olá, eu aconselho você fazer o sistema/site da faculdade usando algum framework que ja implementa o uso de url amigavel, por exemplo o Zend-framework, se você seguir o conceito do ZF você tbm vai ter seu sistema em MVC..
>
olá, eu aconselho você fazer o sistema/site da faculdade usando algum framework que ja implementa o uso de url amigavel, por exemplo o Zend-framework, se você seguir o conceito do ZF você tbm vai ter seu sistema em MVC..
Também acho. Não sei por que ainda tem gente que insiste em ficar escrevendo código-espaguete (HTML com PHP misturados), desestruturado, tosco... só faz sentido se a pessoa estiver estudando, mas se for implementar algo que será usado, tem que usar ZF ou algum outro bom framework como CakePHP ou Symphony.
Não sei por que ainda tem gente que insiste em ficar escrevendo código-espaguete (HTML com PHP misturados), desestruturado, tosco...
não é necessário usar um Framework, ter de aprender todas suas funções, ainda mais se você é um iniciante na linguagem, existe templates, que dão o conta do recado, e mesmo esses templates, ficam muito bem em frameworks como o Zend, aconselho ao amigo @lbdf estudar Expressões Regulares e sim, estudar url amigável, não se pode ficar dependentes de um framework, tem de se saber como se faz.
Utilizo o Smarty, muito bom, muito simples, e muito organizado, que é o melhor de tudo.
>
Não sei por que ainda tem gente que insiste em ficar escrevendo código-espaguete (HTML com PHP misturados), desestruturado, tosco...
não é necessário usar um Framework, ter de aprender todas suas funções, ainda mais se você é um iniciante na linguagem, existe templates, que dão o conta do recado, e mesmo esses templates, ficam muito bem em frameworks como o Zend, aconselho ao amigo @lbdf estudar Expressões Regulares e sim, estudar url amigável, não se pode ficar dependentes de um framework, tem de se saber como se faz.
Utilizo o Smarty, muito bom, muito simples, e muito organizado, que é o melhor de tudo.
ainda aconselho o colega a aprender ZF, pense bem, pra ele usar smarty, ele vai ter que estudar o smarty, entao, nao precisa reinventar a roda... estude ZF, ja tem tudo, inclusive "templates" que substitui o uso do smarty
gremio10, eu me refiro apenas ao desenvolvimento, claro que todo desenvolvedor precisa saber como tudo funciona, mas quando for implementar algo deve usar um framework ou bibliotecas que contenham código já testado e de alta qualidade ao invés de ficar fazendo tudo do zero, além de ser perda de tempo é um desrespeito ao cliente.
PS: Se você acha bom o lixo do Smarty, você precisa conhecer o DWOO!
ainda aconselho o colega a aprender ZF, pense bem, pra ele usar smarty, ele vai ter que estudar o smarty, entao, nao precisa reinventar a roda... estude ZF, ja tem tudo, inclusive "templates" que substitui o uso do smarty
Não acho que o Smarty seja dificil de aprender, ele é muito simples, muito completo, com abertura para criação de funções próprias, sem ficar preso nele.
Claro, ninguém discute que o Zend é o melhor a se aprender, mas mesmo que já programa a um bom tempo, não está preparado a aprende MVC e as funções e classes do Zend, tudo se leva tempo.
gremio10, eu me refiro apenas ao desenvolvimento, claro que todo desenvolvedor precisa saber como tudo funciona, mas quando for implementar algo deve usar um framework ou bibliotecas que contenham código já testado e de alta qualidade ao invés de ficar fazendo tudo do zero, além de ser perda de tempo é um desrespeito ao cliente.
@mangakah pelo que vejo, você usa Zend, correto? tudo bem, eu estou aprendendo Zend, muito bom, mas eu mesmo possuo a um bom tempo classes que reutilizo, sei que elas funcionam 100% e nem por isso uso framework, não vejo como um desrespeito ao cliente, no meu trabalho utilizo framework Zend e um outro próprio da empresa, e volta e meia, dá erro tanto no Zend quanto nesse que foi feito, dois fora de série, muito bons, mas tbm possuem bugs...
PS: Se você acha bom o lixo do Smarty, você precisa conhecer o DWOO!
Opiniões a parte, pra mim o Smarty não é um lixo, possui uma ótima documentação, e um fórum ativo, não sei se você já utilizou, ou não soube usar, mas aconselho.
Eu digo que o Smarty é um lixo com toda a propriedade, já o usei por um bom tempo. Smarty é o template engine mais conhecido, de fato, e é velho, muito velho. E ele não foi reescrito para PHP5, ao contrário do DWOO. De qualquer forma, fica a dica. É sempre bom usar as melhores classes, mesmo que as antigas estejam ainda dando pro gasto e você já tenha familiaridade com elas. Mas vá por mim, DWOO é muito melhor que Smarty apesar de não ter uma comunidade tão grande.
Agora me diz, do que adiante algo ser melhor, se um dia der um erro que não sei, e não tem nada no google, vou por no forum deles e já era, nunca mais...
DWOO = mesma sintaxe do Smarty. #Shame
Desmotiva.
>
Vlw Cara Pela dica vou fazer isso mesmo!
Funciona assim ...
URL AMIGÁVEL
tu começa liberando o modo Rewrite
RewriteEngine On
RewriteRule ^mentions/([a-zA-z-]*)$ twitter.php?tipodeget=$1
o que está escrito...
no lugar de mentions/ ele irá chamar o twitter.php e depois da barra, ele aceita tudo que tiver letras minusculas e maiusculas..
Espero ter ajudado...