Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Oi pessoal!
Meu problema com Ajax é clássico: várias requisições sendo executadas ao mesmo tempo. Já li bastante coisa à respeito disso, mas não consegui ainda resolver especificamente meu problema. Por isso, se puderem me ajudar, eu agradeço.. rs. Provavelmente vocês vão ter mais facilidade..
A questão está nas seguintes funções:
function busca(id, valor){
var niveis = new Array('geo_macro','geo_uf','geo_micro','geo_mun','fazenda','lote','talhao');
var targets = new Array();
var copia_target=0;
// Percorre os níveis para preencher a array targets
for(var i=0; i<niveis.length; i++){
if(copia_target==1) targets.push(niveis[i]);
if(niveis[i]==id) copia_target = 1;
}
doBusca(id, valor, targets);
}
Essa função busca é só para receber o valor do select que chamou a função, sua id e os targets (alvos), que são os selects que vão ser preenchidos com o resultado das requisições baseadas nesses valores passados. Para cada select que vou preencher, é uma requisição. O problema é que o número de selects é dinâmico. Consequente, o número de requisições também pode variar. Por isso, vem a próxima função:
function doBusca(origem, valor, targets) // Ela recebe o select de origem, seu valor e uma array com os selects que vão ter que ser preenchidos baseados no valor do de origem.xmlHttp = new Array(); // Criei uma array de requisições xml. Baseado no número de targets que vou ter que preencher, crio a quantidade necessária de requisições.
for(var i=0; i<targets.length; i++){
xmlHttp[i] = new XMLHttpRequest();
xmlHttp[i].open("GET", "scripts/consultas_selects.php?origem="+origem+"&valor="+valor+"&target="+targets[i]); // Vou percorrendo a array com os alvos e passando para o página php de consulta um alvo de cada vez.
xmlHttp[i].onreadystatechange = function (){
if (xmlHttp[i].readyState==4){
var result = eval('(' + xmlHttp[i].responseText + ')');
var el = document.getElementById(targets[i]);
for(var i=0; i<result.dados.length;i++){
el.options[el.options.length] = new Option(result.dados[i].nome,result.dados[i].codigo);
}
}
}
xmlHttp[i].send(null);
}
}
}
O problema está justamente na função onreadystatechange:
xmlHttp[i].onreadystatechange = function (){
var result = eval('(' + xmlHttp[i].responseText + ')');
var el = document.getElementById(targets[i]);
for(var i=0; i<result.dados.length;i++){
el.options[el.options.length] = new Option(result.dados[i].nome,result.dados[i].codigo);
}
}
}
xmlHttp[i].send(null);
Seu objetivo é receber o valor da consulta (estou utilizando JSON), criar o objeto retornado utilizando o eval( ) e depois preencher os selects percorrendo toda a array retornada com os resultados da consulta.
O problema, pelo que eu entendi, é que, como é uma execução assíncrona, até ele executar o onreadystatechange todo com o primeiro valor de i, que está dentro do for, o loop já foi feito e a variável i já ganha outro valor.
Por isso, vejo pelo FireBug que as três requisições GET são executadas perfeitamente e o resultado delas também está correto. Porém, dá erro em todos os preenchimentos dos selects. O erro é o seguinte:
xmlHttp is undefined
Na seguinte linha:
O número de vezes que dá esse erro é 9, em vista das repetições que eu utilizo e pela quantidade de targets (3 targets utilizei no teste).
Eu precisaria fazer algo para que a segunda repetição "aguardasse" até que a primeira estivesse concluída antes de trocar todos os valores...
O que me dizem? Alguma idéia?
Agradeço desde já a ajuda!
Carregando comentários...