Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite pessoal,
Resolvi criar uma tabela com todos os dados de um endereço, a tabela tb_endereco(logradouro, numero, município, bairro, uf, cep, complemento, etc).
Há diversas outras tabelas que se relacionam com esta a tb_endereco como por exemplo: 'tb_fornecedor', 'tb_cliente', 'tb_funcionario', entre outros.
O fluxo normal para adicionar um cliente por exemplo é : inserir o endereço, pegar o id gerado e após isso salvar o cliente relacionando-o com o id que armazei.
Porém também preciso fazer com que quando eu exclua o cliente exclua automaticamente o endereço, para isso precisaria colocar uma chave estrangeira na tabela endereço para cada tabela com a qual se relaciona. Porém com isso para inserir um endereço ele precisa estar contido nas diversas tabelas com a qual se relacionava, impedindo que eu adicione primeiro o endereço. Mas não posso adicionar o cliente antes pois nao tenho o codigo do endereço pra relacionar na tabela cliente, se fosse assim precisaria inserir o cliente, inserir o endereço, depois fazer um update no cliente para adicionar o id do endereço gerado.
Alguém tem alguma solução para esse dilema?
Não sei se consegui me fazer entender.
Desde já agradeço a atenção.
Abraços
Carregando comentários...