Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal!
Quando procuro informações sobre Condificação de páginas, e nesse caso estamos falando exclusivamente de websites com PHP e mySQL, sempre encontro as mesmas dúvidas com explicações diferentes. Mas eu gostaria que algum Mestre Jedi pudesse descrever passo a passo, até com imagens, Definitivamente, as configurações para se desenvolver o HTML, mySQL e PHP sem nunca ter que temer a acentuação incorreta.
MASSSS, eu queria apenas propor o seguinte:
1 - Manter o padrão internacional, ou seja, o site seja visualizado em qualquer linguagem (acredito que será o UTF-8).
2 - O banco mySQL já vem no padrão UTF8, temos que alterar alguma coisa ou trabalhamos nesse padrão.
3 - Usando o PHPmyAdmim (que acredito grande parte dos desenvolvedores faz uso) na hora de criar o banco, as tabelas e as colunas, quais configurações de codificação usar.
4 - Ainda no mySQL, lá existe a Collation, afinal, qual escolher, qual combinação é a correta. (ex.: utf8_general_ci, utf8_unicode_ci, etc) qual a diferença de um para outro?
5 - Ainda no mySQL, nao esquecer de citar o item 3, ou seja, nao esquecer de falar das tabelas e colunas.
6 - Eu tenho que usar o utf8_decode/encode? Isso nao seria um jeitinho? Como se livrar de ter que colocar isso toda vez que for "mostrar" os dados do banco?
7 - Falar que os arquivos (.html, .php, .css, etc) devem ser gravados na codificação utf8 (e sem BOM). O Dreamweaver falar que grava, mas quando gravamos de novo no Notepad++ aí sim ele funfa de verdade, será que tem como configurar de vez o Dream?
8 - HTML. No Html devemos especificar no header qual codificação? Utf8, ISO, ... Porque ao colocar tudo (até aqui, banco, arquivos) em utf8, chega no HTML só mudando para ISO ele mostra o acento correto, onde existe o erro aí?
9 - PHP. Eu tenho que usar a função header(...) para definir utf8? Se tudo (arquivo, banco e html) já estiverem em uft8, nao deveria funcionar?
10 - O objetivo é colocar tudo nos padrões, passo a passo. Devemos considerar também os inserts e updates no banco, a intenção é nao encher o banco de caracteres estranhos pra mostrar corretamente depois e também não encher o código de utf8_encodes e headers da vida, como se estivesse forçando a mudança de char, pois afinal, o objetivo do unicode não é não ter que esquentar com isso tudo?
Essas regras (desculpe, um meio confusas, assim como o assunto é), são pra evitar as respostas diferentes, tem gente que prefere colocar tudo em ISO, latin, etc, mas aí pergunto, isso não seria fugir dos padrões internacionais propostos, que inclusive melhora o SEO dos sites?
Ao mestre Jedi que mastigar isso de uma maneira definitiva, agradecemos muito!!!
Fabiano
Carregando comentários...