Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Estou com dúvida, tenho pesquisado e não encontrei nenhum material que me explique a modelagem de entidade relacionamento de um sistema SaaS.
Hoje existem vários sistemas na internet, ou nas nuvens se preferir, para vários tipos de ramos. Onde não é preciso solicitar a implantação do sistema para cada empresa, pois é só o cliente fazer o cadastro para ter seu usuário e senha do sistema, e assim começar a alimentar a base de dados para controlar e organizar sua empresa. Não é necessário implantação do sistema e para cada cliente. Mas como é o raciocínio usado para criar a base de dados ?
A minha dúvida é o seguinte: - Quando o usuário confirma seu cadastro, como o banco relaciona os registros por usuário. Tipo, por exemplo, vamos supor um sistema com uma tabela (vendas). Essa tabela terá os registros relacionados aos usuários do sistema, pois cada usuário do sistema terá as suas vendas registradas então. Mas eu fico "encucado" pelo fato de empresas(usuários) diferentes ter todos os registros gravados na mesma tabela. Ficaria assim.
Ex.
--------------------------------------------------------------
|...................... Vendas...............................|
usuario | cod_venda | produto | qnt | valor_un |
01........|...01...........|....02.....|.15..|....1.00...|
01........|...02...........|....03.....|.10..|....2.15...|
01........|...03...........|....01.....|.08..|....4.50...|
01........|...04...........|....02.....|.15..|....1.99...|
02........|...01...........|....08.....|.04..|....0.99...|
02........|...02...........|....07.....|.18..|....4.00...|
Sinto que existe algo de errado em tratar estes tipos de registros que são tão confidenciais e de extrema importância para o usuário. Eu sei que eles não vão ver os registros uns dos outros, mas e a performance ? os riscos na seleção de registro errado ?
Com isso eu acabei pensando na possibilidade de criar uma base de dados para cada usuário. Quando o usuário confirmar seu cadastro, é executado um script para criar a base de dados para ele. O sistema executa o create database, e os create tables da vida. E assim não tendo nenhum contato com registros de outros usuários. Galera, não sei se minha dúvida é muito besta, caso voces acham, pelo menos me indiquem alguns materiais que podem me esclarecer esta minha dúvida.
Desde já agradeço, obrigado. Deus abençoe a vida de vocês !
Carregando comentários...