Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal,
Eu como programador de interfaces sempre desenvolvo o html primeiro sem pensar em nada de estilo e sempre pensando na informação que aquela tag terá. Bom vou dar um exemplo:
Para uma página digamos de login feita em html5(Ignorando o head).
<header>
<h1></a href="#" title="Empresa">Empresa</a></h1>
</header>
<div id="main-content">
<section id="join">
<header>
<h2>Join</h2>
</header>
<section id="directed">
<form method="post" action="">
<fieldset>
<label>
<input type="text" name="email" />
</label>
<label>
<input type="text" name="email" />
</label>
</fieldset>
</form>
</section>
<section id="other">
<a href="#" title="Login with facebook..">facebook</a>
</section>
<section id="register">
<a href="#" title="register">Register</a>
</section>
</section>
</div>
<footer>
<p>Footer</p>
</footer>
É mais ou menos isso, eu sempre desenvolvo pensando no que terá de informação, e em html5 com a section para mim faz muito sentido ter um id referenciando uma sessão específica e é isto que eu estou sendo muito questionado..
O uso de id e class e a relevância de ambos.. na minha visão tem mais sentido ter uma section com a identificação join mesmo que não seja utilizado pelo css ou por js do que ter uma classe ali, porque na minha visão foje um pouco da semântica pois classe é para um grupo, a não ser que o login se repita mais de uma vez na mesma página, assim posso concordar que aquilo se trata de um grupo do contrário não.
Mas a questão é essa, é correto desenvolver pensando apenas no html utilizando os atributos mesmo que eles não sejam utilizados? E a informação contida neles deve ter uma semântica?
Concordo que não deve ser referenciada a estilo, isso é correto, pois se colocar digamos "red-button" como classe ficará engessado para cor vermelha sempre, mas não isso que discuto, é sobre algo mais aprofundado, sobre a visão do código de uma forma realmente semântica.
Pesquisei muito na web mas não achei nenhum artigo que me esclareça isso, que me dê uma opinião clara.
Obrigado.
Carregando comentários...