Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde a todos!
Estou iniciando meu primeiro sistema em PHP orientado a objetos depois de muitos anos nas profundezas do Classic ASP.
Imagino que todos que já programam OOP devem ter passado por momentos difíceis logo no início. Esse negócio de classes, abstração, interfaces, métodos, etc ainda são confusos para mim.
O sistema que estou trabalhando é um gerenciador de clientes e processos de um consultoria imobiliária.
Bem, minha primeira dúvida é: neste sistema terei clientes e funcionários acessando o sistema. Os clientes terão mais informações no banco do que o funcionários. Logo de cara eu pensei: "Vou criar uma classe de clientes e outra para funcionários". Depois eu percebi que ambos, na verdade, são usuários do sistema e compartilham métodos. Pergunto: O mais correto seria criar uma classe usuarios com métodos comuns e depois criar classes funcionario e cliente que herdam esses métodos?
Outra dúvida: Também criei uma classe Validacao, que verifica os dados recebidos (cpf, senha, nome, etc) e cada classe (cliente e funcionário) utiliza os métodos da classe Validacao para verificar os dados recebidos. Isso é correto ou o certo seria implementar a validacao dentro das classes de usuários?
No final das contas ainda acho que estou apenas criando um bando de funções dentro de classes. Não estou com a impressão de que estou no caminho certo.
Abs.
Carregando comentários...