Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Talvez essa dúvida seja muito técnica para ir uma sala abaixo ^_^
Quando comecei a trabalhar no emprego que estou hoje, em Setembro de 2009, quase tudo eram trevas.
Dentre muitos fatores, já em 2009, o uso de máquinas de escrever era algo constante e tarefas que uma planilha faz com os pés nas costas, eram demoradamente feitas de forma manual, em livros xerocados com tantas "cascas" de corretivo que a folha era até meio pesada. :lol:
Para o antigo funcionário (que não era lá muito dado ao trabalho, diga-se de passagem), servia. Para o patrão, que depois de anos na profissão, parece mais se interessar em colher os frutos do que em trabalhar de forma propriamente dita, também.
Mas para mim, que não tive treinamento decente, dada a falta dde dicção do antigo funcionário, tive de me virar. E, aos poucos fui desenvolvendo pequenas coisas, ora no tempo livre de serviço, ora em casa, para facilitar o meu trabalho.
Tudo isso resultou em vários modelos do Word e algumas planilhas Excel, os quais facilitavam, respectivamente, a montagem de livros, impressos em papel A3 numa impressora matricial com problemas de alinhamento e contabilidade em geral.
Contabilidade essa que, semanal, mensal E anualmente, têm suas informações enviadas para o Governo, cada período para um determinado órgão.
Ácontece que, exatamente hoje, uma colega de profissão do meu patrão veio à cidade em visita e o mesmo com as premissas de que "todos têm de se ajudar", acabou, mesmo que não oficialmente, mencionando a disponibilização daquilo que EU criei, de graça para ela.
E não é a primeira vez! Da outra, me foi dada a "sugestão" de gravar num CD, para essa mesma pessoa, um ou outro arquivo de modelo que tinha. Felizmente, ainda era uma versão "BETA", cheia de problemas que hoje não existem.
Mas a planilha é, para aquilo que foi concebida, dentro das necessidades do âmbito de trabalho, perfeita. E eu não quero que, amanhã ou depois em que venha a ter uma oportunidade de trabalho melhor, sair e deixar tudo assim, de mão beijada.
Mas também não quero que, mesmo que eu me precaveja para que meu patrão não tenha como usufruir daquilo que eu criei "no mole", ele com um simples telefonema peça para essa pessoa enviar por e-mail o arquivo modelo original para ele.
E eu queria saber o que eu posso fazer. Dei uma olhada "por cima" no INPI, segundo informações superficiais recebidas, mas achei os valores abusivos (e proibitivos para minhas posses) para simplesmente não permitir uma usurpação descabida.
E se ele se aposentar um dia (o que não parece demorar)? Teria eu tido um gasto vazio que não teria volta?
E mais, pelo menos num primeiro momento, não gostaria de discutir esse assunto com ele uma vez que ele fica "sentido" por qualquer bobeira e, mesmo sabendo mal-e-mal a usar o computador, pode ser que, num fim de semana, ele venha com algum parente mais entendido e grave tudo que existe no PC.
Carregando comentários...