Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Fala galera .. resolvi postar este desafio aqui, porque na verdade, é um assunto / idéia na qual testa nossa capacidade lógica em programação, ou não .. então, a proposta é gerar o número de permutações possíveis de um dado array, esse array deve ser limitado a 5 índices / valores , não importa se é numérico ou string os valores do array, apenas tem que ter a limitação, o motivo é, deixando a execução do código mais rápida, mas quem quiser limitar a 10 , 20 , e o seu código for tanto eficiente quanto aos postados, fique a vontade, mas lembre-se que deve ser pelo menos '5'
Array ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 )
Pra quem não sabe o significado da palavra 'Permutação' :seta: Clique aqui
E não deve conter valores falsos, nulos, ou vazios e não poderá ter valores repetidos .. o array retornado também deve ser gerado de forma multi-dimensional
Array
(
[0] => Array
(
[0] => ?
[1] => ?
[2] => ?
...
)
)
Para cada conjunto de combinações ..
Para desenvolvimento do algoritmo, estão proibidas às bibliotecas BC Math , GMP, e o prazo é de 1 semana, os códigos podem ser postados neste mesmo tópico , na conclusão / ( código completo ) , os códigos que foram enviados, serão discutidos em relação ao outro ( ou não )
As formas de avaliações de cada código, será
Sobre 'coisas desnecessárias' eu quero dizer, coisas que podem ser substituídas por algo mais simples e que vai ter o mesmo resultado
Um abraço, e boa sorte ! dúvidas, só postarem aí !
Data de início :seta: 12 / 10 / 2011
Data de término:seta: 19 / 10 / 2011
Não .. permutação com dois números, é óbvia, por exemplo com 1 e 2 é o único resultado que você pode ter.
1 e 2
2 e 1
Ordem inversa .. a idéia e fazer com mais números .. por exemplo 1, 2 e 3
1 e 2 e 3
2 e 1 e 3
1 e 3 e 2
3 e 1 e 2
2 e 3 e 1
3 e 2 e 1
Então cara, esses dois exemplos que você postou são Permutações de 2 números dois-a-dois e de 3 três-a-três.
De todo jeito existem dois valores: o número de elementos da permutação e de quanto em quanto será a dita cuja.
Entendi errado .. quando você falou '5 elementos: 5 dois-a-dois, 5 três-a-três, 5 quatro-a-quatro' esse 5 elementos, me confundiu a frase toda huaauhuah , e então, tem uma implementação, idéia aí na cuca ? rs
:assobiando:
Espere aí, acho que a confusão está no número de elementos repetidos. Pelo que entendi do desafio, eles deverão ser detectados pelo algoritmo e eliminados, e a respeito do número de elementos da permutação, no caso, a variável n, será definida após verificarmos se há valores repetidos, falsos, nulos ou vazios, o que sobrar entra no retorno.
Exemplo:
Array(1, "", 2, 2, "X", false);
Daí a permutação deve ocorrer nos elementos 1, 2 e X, somente. Tá certo?
Exatamente Eliseu .. isso aí, na verdade, essa funcionalidade tem que ser implementada para um processamento mais rápido do código, se já estamos limitando a 5 itens no array, imagina se estivéssemos um array com valores nulos , falsos ? de qualquer forma, eles incluem no processamento do código .. somente por isso .. não fica bom ter esses valores no array, sacou ?
^_^
Hmm, tudo bem, 5 itens, mas não será difícil fazer um benchmark com tão poucos items?
Não .. isso aí está bom, na verdade é uma quantidade rasoável em relação às possíveis .. pode ter mais quantidades no array .. mas aí cabe a sua imaginação pensar em quantas permutações você vai ter .. senão desequilibra na execução / processamento do código
Fiz uns testes em JS, com um algoritmo recursivo, o vetor de 5 items sempre deu 0ms, e é uma linguagem interpretada, meu Chrome travou somente com um vetor de 11 items.
Em Java, um vetor de 11 itens foi executado em +/- 2s. Meu processador pode ter contado muito, é um i7 2600, mesmo assim penso que vai ser difícil fazer bench com 5 itens.
Deixe uma média aí... de uns 7 ou 8 items, já que PHP é interpretado, e parece ser mais lento que a engine V8 do JavaScript o.O
Pois é .. por isso pode ser variado, isso depende da implementação de cada um .. 5 itens é o mínimo que tem que ter, no código que eu terminei de fazer para 7 items sendo ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 ) foi de 0.148540 ms , agora pra 8 permutações ( A , 1 , B , 2 , C , 3 , E , 4 ) foi de 0.3750 ms .. porem meu chrome apagou, consegui pegar o tempo de execução pelo terminal através do apacheBenchmark.
andrey@andrey:~$ ab -n 1 -c 1 http://127.0.0.1/index.php
This is ApacheBench, Version 2.3 <$Revision: 655654 $>
Copyright 1996 Adam Twiss, Zeus Technology Ltd, http://www.zeustech.net/
Licensed to The Apache Software Foundation, http://www.apache.org/
Benchmarking 127.0.0.1 (be patient).....done
Server Software: Apache/2.2.14
Server Hostname: 127.0.0.1
Server Port: 80
Document Path: /index.php
Document Length: 0 bytes
Concurrency Level: 1
Time taken for tests: 0.375 seconds
Complete requests: 1
Failed requests: 0
Write errors: 0
Total transferred: 295 bytes
HTML transferred: 0 bytes
Requests per second: 2.67 [#/sec] (mean)
Time per request: 375.000 [ms] (mean)
Time per request: 375.000 [ms] (mean, across all concurrent requests)
Transfer rate: 0.77 [Kbytes/sec] received
Connection Times (ms)
min mean[+/-sd] median max
Connect: 0 0 0.0 0 0
Processing: 359 359 0.0 359 359
Waiting: 359 359 0.0 359 359
Total: 359 359 0.0 359 359
Bem .. como me deram o conselho de quem propõe o desafio, posta o primeiro código .. a minha solução é a seguinte ..
<?php
/**
* Recupera todas permutações de uma matriz
*
* Copyright (C) <2011-2012> <Andrey Knupp Vital>
*
* This program is free software: you can redistribute it and/or modify
* it under the terms of the GNU General Public License as published by
* the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or
* (at your option) any later version.
*
* This program is distributed in the hope that it will be useful,
* but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
* MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the
* GNU General Public License for more details.
*
* You should have received a copy of the GNU General Public License
* along with this program. If not, see <http://www.gnu.org/licenses/>.
* @author Andrey Knupp Vital
* @param Array $Array
* @param Array $Permutations
* @param Integer $limitOffset
* @throws LengthException se o número de índices / valores no array for maior que $limitOffset
*/
function getPermutations ( Array $Array , Array $Permutations = Array ( ) , $limitOffset = 5 ) {
static $permutedItems = Array ( ) ;
$FlattenArray = Array ( );
forEach( new RecursiveIteratorIterator ( new RecursiveArrayIterator ( $Array ) ) as $Data )
$FlattenArray [ ] = $Data ;
if( count( $FlattenArray ) > ( intval( $limitOffset ) ) )
throw new LengthException ( sprintf( 'Não podemos gerar permutações com mais de %d valores' , $limitOffset ) );
$Array = array_filter ( array_unique ( $FlattenArray ) ) ;
if( count ( $Array ) ) {
for ( $i = 0; $i < count ( $Array ); ++ $i ) {
$newArray = $Array ;
$newPermutations = $Permutations ;
array_push ( $newPermutations , array_shift ( array_splice ( $newArray , $i , 1 ) ) ) ;
getPermutations ( $newArray , $newPermutations , $limitOffset ) ;
}
return $permutedItems;
} else $permutedItems [ ] = $Permutations;
}
Utilizando ..
<?php
require_once 'Permutations.php' ;
echo '<pre>';
print_r ( getPermutations ( Array ( 1 , 2 , 3 ) ) );
echo '</pre>';
Saída:
Array
(
[0] => Array
(
[0] => 1
[1] => 2
[2] => 3
)
[1] => Array
(
[0] => 1
[1] => 3
[2] => 2
)
[2] => Array
(
[0] => 2
[1] => 1
[2] => 3
)
[3] => Array
(
[0] => 2
[1] => 3
[2] => 1
)
[4] => Array
(
[0] => 3
[1] => 1
[2] => 2
)
[5] => Array
(
[0] => 3
[1] => 2
[2] => 1
)
)
;)
Aguardo a implementação de vocês ..
@Andrey Knupp
Na sua função, se for informado um espaço em branco vai ficar tosco.
print_r ( getPermutations ( Array ( 1 , 2, ' ' ) ) );
Array
(
[0] => Array
(
[0] => 1
[1] => 2
[2] =>
)
[1] => Array
(
[0] => 1
[1] =>
[2] => 2
)Vou postar a minha solução para o desafio.
O máximo que consegui foi fazer permutações com até 8 valores, após isso dá pau no chrome <_< .
<?php
function permutations( array $array, $k = 0, $limit = 8 )
{
static $filter;
static $result;
$k = ( int ) $k;
$limit = ( int ) $limit;
if( $filter !== true )
{
$array = array_unique(
array_filter(
$array,
function( $value )
{
$value = trim( $value );
return ( is_null( $value ) or empty( $value ) or is_bool( $value ) ) ? false : true;
}
)
);
array_multisort( $array );
$filter = true;
}
$count = count( $array );
if( $count > $limit )
{
throw new LengthException( sprintf( 'Não podemos gerar permutações com mais de %d valores' , $limit ) );
}
if( $k == $count )
{
$result[ ] = $array;
}
else
{
for( $i = $k; $i < $count; $i++ )
{
list( $array[ $k ], $array[ $i ] ) = array( $array[ $i ], $array[ $k ] );
permutations( $array, $k + 1 );
}
}
return $result;
}
echo '<pre>';
print_r( permutations( array( 'A' , 1 , 'B' , 2 , 'C' , 3 , 'E' , 4 ) ) );
Saída(total de 40320)
Array
(
[0] => Array
(
[0] => A
[1] => B
[2] => C
[3] => E
[4] => 1
[5] => 2
[6] => 3
[7] => 4
)
[1] => Array
(
[0] => A
[1] => B
[2] => C
[3] => E
[4] => 1
[5] => 2
[6] => 4
[7] => 3
)Carlos Coelho .. bacana sua implementação, mas tem um problema .. essas suas 8 permutações não chegam nem a mostrar resultado no benchmark, entra em loop infinito no navegador ..
O Problema do espaço da minha implementação pode ser resolvido facilmente ..
$FlattenArray [ ] = trim ( $Data ) ;
;)
Obrigado por compartilhar seu algoritmo, cada código postado aqui serve de estudo para outras pessoas ..
Abraços
Aqui funcionou, e eu testei várias vezes.
Em todo caso, fica o link para download do resultado gerado(total de 40320 combinações).
Download :seta: http://www.easy-share.com/E226A847FB9A4AE9A6C17E48179528C3/result.zip
EDIT
@Andrey Knupp
Eu acho que a verificação do número de elementos deveria ser feita após filtrar o array.
>
pra 8 permutações ( A , 1 , B , 2 , C , 3 , E , 4 ) foi de 0.3750 ms .. porem meu chrome apagou, consegui pegar o tempo de execução pelo terminal através do apacheBenchmark.
Estranho <_< , testei aqui e deu um tempo bem maior.
C:\>ab -n 1 -c 1 http://127.0.0.1/test/getPermutations.php
Server Software: Apache/2.2.17
Document Path: /test/getPermutations.php
Document Length: 8456105 bytes
Time taken for tests: 10.206 seconds
Total transferred: 8456271 bytes
HTML transferred: 8456105 bytes
Requests per second: 0.10 [#/sec] (mean)
Time per request: 10205.956 [ms] (mean)
Time per request: 10205.956 [ms] (mean, across all concurrent requests)
Transfer rate: 809.14 [Kbytes/sec] received
Connection Times (ms)
Processing: 10204 10204 0.0 10204 10204
Waiting: 8160 8160 0.0 8160 8160
Total: 10204 10204 0.0 10204 10204
Já aproveitei e testei a minha :P
C:\>ab -n 1 -c 1 http://127.0.0.1/test/permutations.php
Server Software: Apache/2.2.17
Document Path: /test/permutations.php
Document Length: 8456105 bytes
Time taken for tests: 4.255 seconds
Total transferred: 8456271 bytes
HTML transferred: 8456105 bytes
Requests per second: 0.24 [#/sec] (mean)
Time per request: 4255.052 [ms] (mean)
Time per request: 4255.052 [ms] (mean, across all concurrent requests)
Transfer rate: 1940.77 [Kbytes/sec] received
Connection Times (ms)
Processing: 4253 4253 0.0 4253 4253
Waiting: 2213 2213 0.0 2213 2213
Total: 4253 4253 0.0 4253 4253
Carlos, lembre-se que por estar num servidor local depende do hardware de processamento da máquina. E pelo que o Andrey andou demonstrando naquele tópico sobre lentidão num IPad, as dele são potentes.
Se eu pudesse rodar o AB aqui ( :cry: ) daria um valor significativamente maior ( :cry: 2 ).
Mas enfim, esse negócio é cabuloso, mais do que imaginava. Pra fazer realmente com poucos loops e sem recursividade (até onde entendi), é uma matemática tenebrosa, algo chamado fatoradics.
>
Carlos, lembre-se que por estar num servidor local depende do hardware de processamento da máquina. E pelo que o Andrey andou demonstrando naquele tópico sobre lentidão num IPad, as dele são potentes.
Pode ser isso, mas veja o tamanho do documento que ele testou
Document Length: 0 bytes
Carlos, o Document-Length ficou com zero, porque não dei o print ..
fiz apenas gerar as permutações não exibindo o resultado, entendeu ? daí não teve output ..
>
Eu acho que a verificação do número de elementos deveria ser feita após filtrar o array.
Não não .. a responsabilidade do usuário ( simulando um caso ) é enviar cinco items com valor , por isso mesmo foi estabelecida a regra pra limitar e filtrar os valores nulos , falsos, é um limite 5 independente deles serem inválidos ..
De qualquer forma, o array entra com os valores não permitidos , e saí com eles filtrados ..
;)
>
Se eu pudesse rodar o AB aqui ( :cry: ) daria um valor significativamente maior ( :cry: 2 ).
Juro que não entendi .. até nesse pc aqui eu rodo o benchmark ..
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://debiloide.com.br/wp-content/uploads/fotos_187_PC-Recauchutado-300x260.jpg&key=b6e59af1777a2111f9846e61be70053a05473f64fb1a237acb9b896f94bcd293" alt="fotos_187_PC-Recauchutado-300x260.jpg" />
Depende da sua definição para a palavra 'rodar'
Desculpe a ignorância...
Executei o mesmo comando que você, só mudei o caminho para o arquivo.
ab -n 1 -c 1 http://127.0.0.1/index.php
ab -n 1 -c 1 http://127.0.0.1/test/getPermutations.php
Qual a diferença ?
Eu mandei a requisição para a index do servidor, que no caso era o arquivo que gerava as permutações, você mandou pra uma outra URL ..
Digite 'ab' que você vai ver todas as opções do benchmark.
Ignorância nada irmão .. você é gente fina ! qualquer coisa .. pode perguntar aí, estamos aí pro que der e vier !
;)
Quem ganhou ?
:lol:
Você, hauhauha , único que postou o código =) não teve concorrência.
Putz, ganhar por WO é sacanagem. :lol:
Mas eu bem que tentei viu, mas toda noite que sentava pra estudar um pouco melhor o assunto a cabeça até doía de tão maluco que é o negócio...
Cara .. o negócio tá na lógica .. tão simples quanto isso ..
>
Putz, ganhar por WO é sacanagem. :lol:
Não foi fácil ganhar por WO. :lol:
Não ficou faltando alguma coisa nesse desafio não?
Permutações, pelo que eu consegui aprender com meu péssimo professor do 3º. ano, precisa de dois números:
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/math/0/1/e/01e94a1e8550f9bc3a33032cb2939c79.png&key=8f33c59dc9ce6062630b7f6892583b5347aa16ef891cb012399aa9e080618161" alt="01e94a1e8550f9bc3a33032cb2939c79.png" />
Ou sua idéia seria fazer com qualquer quantidade, tipo, a exemplo dos 5 elementos: 5 dois-a-dois, 5 três-a-três, 5 quatro-a-quatro e etc?
Seja qual for o caso eu ACHO que até já tenho pronto (em mente) como fazer...