Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Dennis Ritchie, criador da linguagem C (desenvolvida inicialmente por ele entre 1969 e 1973) e co-criador do Unix (juntamente com Ken Thompson) faleceu no último final de semana, após uma longa enfermidade. Ritchie aposentou-se em 2007 como pesquisador na Lucent (então proprietária dos antigos Bell Labs, onde nasceu o Unix), mas permanecia atuando como consultor.
Nós usuários de um clone do Unix devemos muito às suas ideias originais e ao esforço que fez para disseminar a linguagem C e o sistema operacional Unix.
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://static.efetividade.net/img/xtra/dennis_ritchie6-104755.jpg&key=d982a970d4e4e7f9d101b99d2de778cb363aa82075b85c159a1a90a7480f7b4d" alt="dennis_ritchie6-104755.jpg" />
Tive oportunidade de escrever há pouco tempo no developerWorks sobre uma das últimas homenagens recebidas pessoalmente por Ritchie em honra ao seu papel na origem do Unix: o Prêmio Japão, entregue anualmente a pessoas de todas as nacionalidades cujas realizações em ciência e tecnologia sejam reconhecidas como tendo feito avançar as fronteiras do conhecimento e servido à causa da paz e prosperidade para a humanidade.
Segundo a descrição publicada pela fundação japonesa que administra o prêmio, “comparado a outros sistemas operacionais mais conhecidos na época, seu novo e avançado SO era mais simples, mais rápido e apresentava um amigável sistema de arquivos hierárquico”. A fundação também reconhece no UNIX uma das forças que impulsionaram o desenvolvimento da Internet, em grande parte devido ao BSD, a versão expandida que foi desenvolvida no campus de Berkeley da Universidade da Califórnia e que incluía o protocolo TCP/IP, fato que também levou ao surgimento da cultura Open Source.
Descanse em paz, Dennis Ritchie. Suas contribuições para o desenvolvimento da informática e tecnologia frutificaram de maneiras que você acompanhou ao longo de décadas de vida, e ainda por muito tempo seu nome será lembrado e associado a uma obra que certamente mudou o ambiente tecnológico de várias maneiras positivas e duradouras.
Fonte :seta: http://br-linux.org/2011/dennis-ritchie-1941-2011/
Só fazer a conta .. 2011 - 1941 = 70
:(
Pow bichoo... os caras colocam a data de nascimento dele na url kkkkk dai fica difícil né, nem se eu fosse vidente eu imaginaria que aquele number na url é do nascimento dele.
não ficou claro.. parece que faleceu dia 8 de outubro, 3 dias após o jobs, inclusive está marcado no wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Dennis_Ritchie
talvez a família não tenha noticiado ou simplesmente a imprensa esqueceu.
Não deram tanta importância então
De qualquer forma é uma grande perda
Pelo menos viveu mais que o Jobs
Grande perda mesmo, o c influenciou muito na tecnologia atual .. afinal .. é a base de muito software / os rodando por aí
hinom, fiquei sabendo dessa notícia hoje através do twitter , a data de publicação da mesma foi ontem .. 12/10/2011 às 11:29 pm
Dennis Ritchie, criador da linguagem de programação C e um dos pais do UNIX, faleceu no último sábado (08/10) aos 70 anos de idade em sua casa em Murray Hill, New Jersey, EUA, após uma batalha contra uma doença não-especificada. A notícia só se tornou pública na noite de ontem (12/10) após um post de Rob Pike, engenheiro da Google, na rede social Google +.
A linguagem C foi desenvolvida entre o final da década de 60 e meados da de 70, quando Ritchie era um funcionário da AT&T trabalhando no Bell Labs nos EUA, e hoje é uma das linguagens de programação mais populares no mundo.
Já o sistema operacional UNIX foi desenvolvido no início da década de 70 como uma versão “simplificada” do Multics, um projeto da AT&T e General Electric para um sistema operacional multiusuário que acabou se tornando complexo demais e foi abandonado.
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://pcworld.uol.com.br/idgimages/imagefolder.2011-10-03.0727843564/dennis_ritchie-360px.jpg&key=8827925cf2df1c6487bbfbe60345ab27f4bcf832447e00f3d304a5d1527a7607" alt="dennis_ritchie-360px.jpg" />
Ritchie, recebendo a National Medal of Technology em 1999 (Wikimedia Commons)
Reescrito na linguagem C e portado para várias máquinas o UNIX foi licenciado, incluindo o código-fonte, para várias empresas e universidades que o adaptaram de acordo com suas necessidades, dando origem a um enorme número de variantes. Entre os descendentes modernos do UNIX, seja pela “linhagem” de código ou por seus conceitos, podemos contar o Linux, os vários *BSD (FreeBSD, OpenBSD, NetBSD e outros), o Mac OS X, o iOS, o Android e vários outros sistemas operacionais.
Ainda em vida, Ritchie foi agraciado em 1983 com o Prêmio Turing, concedido a indivíduos que realizam “contribuições de natureza técnica de grande e duradoura importância ao campo da computação” (pela criação do UNIX) e em 1999 com a National Medal of Technology, em conjunto com Ken Thompson, concedida pelo Presidente dos EUA (na época, Bill Clinton) pela criação do UNIX e da linguagem C.
Realmente grande perda ! :(
E não deram muita importância !
Não conhecia, e se não estou enganado de novo ele criou a linguagem coma qual o PHP foi criado.
Sem ele, talvez nem existisse a linguagem que mais gosto. Fique em paz!
Pois é Bruno, tem muita linguagem escrita aí que é escrita em C .. PHP é uma delas ..
Faltou colocarem a idade que o cara tinha e do que ele morreu...