Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Escrever um programa em linguagem C para fazer a conversão numérica entre os 3 Sistemas Numéricos (Binário, Decimal e Hexadecimal).
O programa deve permitir que o usuário escolha o Sistema Numérico e o número desejado para conversão.
A saída será o número convertido nos outros 2 Sistemas Numéricos.
Exemplo:
Então renato tentei fazer isso porem não está dando certo...
se você poder me ajudar eu te agradeço eu já fiz uma parte que é a conversão de decimal para binário só falta
para hexadecimal.
grato
cadmiel jorge
Olá!
int i = 35643;
printf("%d convertido em hexadecimal é: 0x%X\n", i, i);
os caracteres %X no prinft() convertem um inteiro como argumento em hexadecimal na hora de escrevê-lo.
Agora, se precisa converter 'na marra' mesmo, aí fica mais complicado ;D
Abraços :D
Beleza pessoal até o momento deu certo consegue converter de DECIMAL para BINARIO e HEXADECIMAL agora gostaria de saber como faço para converter de BINARIO para DECIMAL e HEXADECIMAL e depois de HEXADECIMAL para DECIMAL E BINARIO ?
Olá!
É a mesma coisa: recebendo o número em hexadecimal, se você printar ele com %d você vai printar em valor decimal.
Mas em algoritmos de conversão, procure no google, tem um monte de artigos sobre isso...
Valeu, tudo de bom.
Estude o printf() para a saída em hexadecimal ^^