Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde pessoal.
Sou novo em programação, e estou com a pior das duvidas.
Orçamentos de sistemas PHP, entre outros.
Como eu faço um orçamento para sistemas?
Com que base de preço posso cobrar de clientes os sistemas desenvolvidos?
Alguém sabe/tem algum artigo sobre o assunto?
Desde já agradeço.
Espero q tenha ficado claro '-'
Se estiver em área errada malz :s
Na verdade esta área seria mais voltada para a programação do PHP mesmo.
O que o Henrique Barcelos falou é CHAVE:
Quando não se tem muita experiência, costuma-se fazer o preço que o cliente quer pagar.
Assim que você vai ganhando experiência, você já pode dizer a quantidade de trabalho que um sistema vai demandar e fixar seu preço.
Todo mundo começa assim e realmente, você ganha mais experiência.
Esses são assuntos gerais. Os clientes são seus, os trabalhos são seus, o esforço é seu, consequentemente cada um tem o seu preço. Porém, a sua dificuldade provavelmente é em dar esse preço/cobrar ou em realizar um orçamento de seus serviços.
Eu sou web designer freelancer e também já passei por esse mesmo problema no início, e se você desenvolve sistemas acho que é até mais simples. Eu recomendo que você leia artigos na internet de como realizar um orçamento e como provavelmente você está começando, você terá outras dificuldades antes da realização de um orçamento. Por exemplo: como lidar com seus clientes, como convencê-los e fazê-los entender o seu trabalho. Até porque ser web designer é difícil, já que todo mundo acha fazer sites e sistemas uma coisa inútil, por mais que esteja sendo uma das coisas mais importantes e mais focadas ultimamente. E realmente, quem não entende o básico de web design nunca vai entender o seu trabalho, nunca vai enxergá-lo e quando você der o seu preço, mesmo que honesto e profissional, vão preferir os sites/sistemas que o parente, sobrinho faz por R$120,00: "ah deixa, meu sobrinho faz pra mim por R$120,00!".
Enfim, não sei como dar uma boa introdução para você sobre este assunto, por isso recomendo que leia artigos na internet e seus comentários para ser um bom profissional não só na programação.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/orcamentoempresarial.htm
http://www.jsddesigner.com.br/blog/sou-freelancer-quanto-cobrar-por-um-site/
Cada um é profissional do seu jeito. E a dica chave é você ler, adquirindo experiência e ir formando seu próprio jeito de cobrar, convencer, seus meios.
Veja este link.
Pesquise sobre engenharia de software...
Rapaz, isso é muito subjetivo.
Quando não se tem muita experiência, costuma-se fazer o preço que o cliente quer pagar.
Assim que você vai ganhando experiência, você já pode dizer a quantidade de trabalho que um sistema vai demandar e fixar seu preço.
Uma dica é procurar o salário médio por hora de trabalho que um programador júnior recebe no seu estado, ou na sua cidade.
Desse valor, subtraia um pouco caso você não seja graduado em computação e tente estimar o tempo que você vai levar para desenvolver.