Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal! Preciso da ajuda de vcs!
Sou novato na linguagem e só sei gravar os dados no banco de dados usando uma tela para preenchimento dos campos e outra para a inserção no banco.
Como devo proceder para executar essas duas ações numa única tela? E também quero restringir erros na hora do cadastro. Sei que preciso usar o if (ou outra coisa do tipo) mas não tenho ideia de como começar. Desenvolvia em Visual Basic que é um pouco diferente mas tô tentando mudar de linguagem!
Walhew!
>
Se essa "mesma janela" se refere a não dar refresh, ai você precisará de ajax.
Caso contrário você pode fazer algo do tipo
<?php
if(count($_POST) > 0){
//formulário recebido, cadastra
}else{
//Exibe formulário que deve ser disparado para a própria página
}
?>
Quanto aos erros, depende, por exemplo, se você quiser saber se o campo está vazio, bastaria algo do tipo
if($_POST['nome_do_campo'] == ''){
//Aqui está vazio
}
Kra deu certinho! Walhew!
Só não entendi bem o else. Sei que é uma condição que ocorre se a primeira não for satisfeita, mas por gentileza dê-me um exemplo do que eu poderia colok aí!
Por exemplo. Quero exibir mensagens quando campos ficam nulos ou não satisfazem aos critérios exigidos. Posso colok essas restrições nessa parte mas nesse caso ele não deve enviar os dados dos campos que são consistentes.
Brigadão pela resposta que você enviou!
Eu acho que o comentário que eu deixei dentro do else "//Exibe formulário que deve ser disparado para a própria página" já dá uma boa idéia do que deve existir ali, em todo caso, pelo visto você quer validar o formulário e se der algum erro retornar o formulário novamente, neste caso seria mais algo do tipo:
if(count($_POST) > 0){
//formulário recebido, validando...
if($_POST['nome_do_campo'] == ''){
$erro = 'Campo vazio';
}
}
//Exibe o formulário se não existir post ou se existir a variável erro
if(count($_POST) == 0){
echo $erro
Se essa "mesma janela" se refere a não dar refresh, ai você precisará de ajax.
Caso contrário você pode fazer algo do tipo
//formulário recebido, cadastra }else{ //Exibe formulário que deve ser disparado para a própria página } ?>Quanto aos erros, depende, por exemplo, se você quiser saber se o campo está vazio, bastaria algo do tipo
if($_POST['nome_do_campo'] == ''){
//Aqui está vazio
}