Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Salve galera, beleza?
Bom, preciso de um auxílio de vocês para a seguinte questão: vou fazer um sistema que irá ter questões sobre diversos assuntos, onde o usuário irá acessá-lo, e então escolher o tema que deseja, para geração das questões. A minha idéia é que ele possa escolher um nível de dificuldade das questões que deseja, e esse nível, seria baseado na quantidade de acertos e erros dos outros usuários.
Por exemplo: teve uma questão que foi respondida por 40 pessoas, e 35 erraram. O sistema consideraria esse tipo de questão como difícil, e só disponibilizaria para quem solicitasse tal nível. De repente, a ideia seria também verificar qual opção teria sido mais respondida pelos outros usuários.
Então, baseado nisso, gostaria de saber se vocês saberiam que tipo de técnica poderia ser implementada para fazer isto? Que tipo de cálculo ou algoritmo poderia ser baseado o sistema para uma melhor solução?
Espero que possam me ajudar para que eu possa iniciar o desenvolvimento =)
Abs
Bem... Isso até poderia ajudar futuramente a selecionar as questões por nível com base nos erros e acertos dos usuários, mas e no inicio em que não existe informações dos erros e acertos das questões? Ou que o numero de dados for insuficiente para uma apuração mais adequada?
Penso que de inicio uma equipe deve definir o nível das questões colocando um campo na tabela para identificar o nível da questão, então crie mais 3 campos: para o numero de requisições (pessoas que responderam), acertos e erros.
Assim você faz uma verificação no campo que identifica o numero de vezes que a questão foi respondida, daí se a questão foi respondida um numero X de vezes você usa um código para calcular a diferença de erros e acertos para definir o nível da questão, se a questão foi respondida poucas vezes será usada o nível padrão.
Pois é, inicialmente seria complicado fazer esse tipo de validação pelo fato de ninguém ter respondido. Essa ideia dos campos é interessante mesmo. Assim ficaria um critério melhor para se basear no nível.
Alguém sabe um exemplo de ferramenta que faça algo semelhante, só para ter uma ideia de como funciona? Não precisa ser a mesma ideia, mas com funcionamento semelhante, que siga essa linha.
E existe algum tipo de técnica específica para um sistema desse tipo, que eu pudesse utilizar para melhorar o funcionamento e a busca? Pq pensando nesse lado do banco, e pensando no futuro, talvez em determinado momento esse processo de pesquisa no banco pelas questões e o nível delas, acabe sobrecarregando o sistema e deixando ele mais lento.
Abs
Eu trabalharia com porcentagem.
Se 35 de 40 erraram, então você pega o valor proporcional disso, e mede a dificuldade.
Faz assim cada vez que o usuario acertar a questão você incrementa um ao bd e quando o usuario solicitar o nivel alto você busca no bd as questões que tem as maiores quantidade.