Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá galera,
to fazendo um sistema pra biblioteca, só que to querendo otimizar uma consulta.
Bom, meu problema é o seguinte: Eu preciso saber quantos itens de uma categoria estão disponíveis(ex. livro de HTML5)
minha tabela ta desse jeito:catalogo (id, nome, imagem, desc, etc); // id: identificação; o resto é intuitivo...
n_catalogo(cod, id_catalogo, disponivel); //cod: identificação do item; id_catalogo: referencia para o catalogo; disponivel: verificar se está disponível para ser alugado ou apenas ser visto na biblioteca;
emprestimo (id, id_usuario, cod, status); //id: identificação; id_usuario: referencia ao usuário; cod: saber qual item pegou; status: verifica se ainda está alugado ou já foi devolvido.
daí estou utilizando essa função pra saber quantos itens estão disponíveis:
function quantDisponivel ($id_catalogo) {
$sql_n_catalogo = mysql_query("SELECT COUNT(*) FROM n_catalogo WHERE id_catalogo=$id_catalogo"); //caça quantos itens tem
$arr_num_nc = mysql_fetch_row($sql_n_catalogo);// joga o valor num array
$n_catalogo = $arr_num_nc[0]; //pega o valor
$sql_emprestimo = mysql_query("SELECT COUNT( * ) FROM emprestimo AS e INNER JOIN n_catalogo AS c ON e.cod = c.cod WHERE c.id_catalogo=$id_catalogo AND e.status=true"); //caça quantos itens já estão alugados..
$arr_num_emp = mysql_fetch_row($sql_emprestimo);
$n_emprestimo = $arr_num_res[0];
$disponivel=$n_catalogo-$n_emprestimo;
return "Disponível: $disponivel";//subtrai o total de itens-total de reserva.. totalizando os ítens disponíveis :)
}
//pra usar a função uso:
echo quantDisponivel(8);
eu quero otimizar minha consulta.. 'to fazendo duas' e to subtraindo em PHP... ta muito bom não :s
Carregando comentários...