Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá amigos, tudo bom?
Existe algum dado concreto que afirme com certeza que o país onde está localizado o datacenter do servidor de hospedagem influencia no SEO dos sites?j
Existe realmente algum texto dos buscadores (Google, Yahoo, Bing) que afirmem que um site tem maior relevância se o seu IP/DNS estiver localizado no país de origem da busca? Por exemplo, um site hospedado no Brasil aparecerá primeiro nas buscas do Google.com.br do que sites hospedados nos EUA ou Europa?
Pergunto pois em meus sites sem terminação .br , ou seja, domínios internacionais .com ou .net por exemplo, sempre incluo informações como estas antes do cabeçalho (<head></head>):
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" dir="ltr" lang="pt-BR" xml:lang="pt">
Isto basta ou teria que inserir também dentro do Cabeçalho (<head>) esta tag:
<meta http-equiv="Content-Language" content="pt-BR">
O que acham? Desta forma, pelo menos estou definindo que o site é em Português Brasileiro (pt-BR). No entanto, não tenho como definir que o site é especificamente de alguém ou alguma empresa estabelecidos no Brasil, afinal, um estrangeiro qualquer pode criar um site em português e não morar aqui no Brasil, concordam?
Andei lendo sobre o assunto (Google) e achei "Geo Tag Elements". Elas servem para indicar a localização do site? É isto? Se for, basta eu inserir as coordenadas da minha localização nesta tag de exemplo (com dados de Ontário - Canadá):
<META NAME="geo.position" CONTENT="49.2;-123.4">
<META NAME="geo.placename" CONTENT="London, Ontario">
<META NAME="geo.region" CONTENT="CA-ON">
O que me dizem?
Obrigado pela atenção Vinícius ;)
Sobre os sites, na teoria, se o tempo de resposta (ping) não for muito alto, ou seja, se o servidor for bem eficiente, não há problemas então, concorda?
Outra questão: Ao acessar o Google, mesmo na versão .com.br do gigante buscador, percebi que os servidores deles estão nos EUA (pelo menos é o que informa o FlagFox, extensão do Firefox). O mesmo acontece com o Yahoo brasileiro. Logo, na verdade, concorda comigo que o servidor destes buscadores terá um acesso bem mais rápido em sites hospedados também nos EUA?
Bom, sobre as Tags, tenho usado apenas esta antes do cabeçalho:
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" dir="ltr" lang="pt-BR" xml:lang="pt">
É a única que recomenda atualmente? Pergunto pois é a única que é inserida automaticamente pela maioria dos editores de HTML do mercado.
Sobre a "geo tag" você também acha bobeira, mais usada pelos navegadores?
>
Logo, na verdade, concorda comigo que o servidor destes buscadores terá um acesso bem mais rápido em sites hospedados também nos EUA?
Não.
Não existe a questão geografica na internet.
Acessar o site do meu provedor de internet que está a duas quadras daqui, demora o mesmo tempo que acessar um site hospedado no japão.
Pingar um site qualquer, vai mostar o tempo de resposta dele, mas não mostra o caminho que é feito para acessar esse site.
Se não me engano, para ter essa informação, é precisa usar o tracert ou traceroute (sempre confundo os dois).
O caso do mega upload mostrou bem isso, onde todos os seu servidores estavam num pais asiatico e o acesso era rapido não importando de onde era feito esse acesso.
Sobre as meta-tags, é bom seguir as recomendações do google na seção de recomendações para webmasters, embora muitas meta-tags estejam sendo deixadas de lado por estarem priorizando o conteudo, alguns buscadores menores ainda usam, então creio que seguir as recomendações do google webmaster tools e do bing, já esteja bom.
Sobre o georeferenciamento, é interessante, mas depende de qual o foco do seu cliente.
Se ele o que ele oferece é voltado para o mercado local ou regional, então isso pode contribuir para coloca-lo a frente dos concorrentes.
Mas se ele pode atender um cliente num ponto distante do Brasil, ai pode não ser tão interessante o uso.
Vai depender muito do caso, por exemplo, ele pode querer manter e reforçar sua presença loca/regional e também atender eventuais clientes espalhados pelo Brasil, então usar as geo-tags vai ajudar a atingir um dos objetivos desse cliente.
Obrigado mais uma vez meu amigo.
Bom, vou ver se encontro algo mais no Google que fale sobre a influência da localização do servidor (não relacionada à velocidade ou ping do servidor, propriamente).
Abraço e que Deus o abençoe ;)
http://www.brafton.com/news/cutts-page-speed-important-for-seo-but-dont-hide-slow-pages
Google incorporating site speed in search rankings
Em questão de rankeamento, não tem nenhuma influencia.
O que existe é um senso-comum que sites com a terminação de um determinado pais e hospedados em servidores localizados no mesmo pais, tem um acesso mais rápido do que aqueles hospedados num pais diferente.
O que a prática demonstrou que é uma tremenda bobagem, pois não é feito um acesso direto ao servidor do site, e sim o acesso é feito passando por diversos roteadores e servidores, então o cenário onde o usuário A e o usuário B são vizinhos e coincidentemente acessam o mesmo site nacional.
Usuário A pode ter sua requisição passando por vários servidores (alguns nacionais e outros extrangeiros) até chegar no servidor do site e a resposta percorrer o mesmo caminho de volta.
Já o usuário B tem a sua requisição passando somente por servidores nacionais assim como sua resposta.
Apesar de teoricamente, o usuário A ter feito um caminho "maior", ambos usuários tiveram sua página carregada no mesmo instante.
Porque isso ?
Porque o sistema de roteamento trabalha para percorrer o menor caminho entre a requisição e resposta, então ele sempre procura o servidores que responde mais rapidamente a uma requisição.
A distancia geográfica não existe, o que conta são os tempos de resposta (normalmente em milesegundos) e com isso não faz diferença por quais servidores nem onde eles se localizam geográficamente, desde que sejam os mais rapidos para aquela requisição.
Sobre a meta-tag, ela importa mais para os navegadores do que para os buscadores.
Ela serve para indicar qual será o idioma padrão usado no site, e caso ele não esteja entre os idiomas preferenciais, qual será o comportamento padrão do navegador na interpretação dos dados recebidos.
Note que várias meta-tags estão caindo em desuso, seja porque os buscadores não dão mais importancia para elas (já que o foco tem sido cada vez mais o conteudo), seja porque os navegadores estão deixando de usa-las em suas configurações.