Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Oi galera. Jogo rápido... gostaria da opinião de vocês.
Existe uma empresa que possuí filiais e vendedores espalhados pelo país, esta empresa gostaria de um software que comunica-se com todas as filias, logo pensei, farei em PHP.
O caso é, um vendedor por exemplo iria usar um tablet, faria a venda em qualquer local e assim dando baixa no estoque em tempo real para providenciar o pedido. Beleza, tenho capacidade de fazer tudo isso.
É viável desenvolver em PHP? Seria seguro colocar um sistema desse tipo na rede mundial de computadores, visto que são informações sigilosas de transações empresariais? É melhor fazer em uma linguagem com suporte a desktop como C# ou o já é seguro fazer aplicações dessa natureza com PHP?
Se sim ou não, por favor, explique seu ponto de vista.
Penso em fazer um sistema com área restrita no estilo daqueles das lojas virtuais pois até então foi assim que fiz meus sistemas. Devo proceder dessa forma ao desenvolver essa "extranet"?
Obrigado!
>
É viável sim, desde que você coloque mecanismos de segurança. O servdor de aplicações Web tem que possibilitar SSL, a sua aplicação deve ter sistema de autenticação com senha e o seu código PHP tem que estar, no mínimo, ofuscado. Criando um sistema de histórico de acessos e de alterações, é possível descobrir se alguém está tentando acessar ou burlar seu sistema (às vezes até alguém de dentro da empresa).
Ok mais eu contrato uma hospedagem normal para colocar o sistema ou precisa ser uma específica? Já que não é um site precisa de domínio?
Vamos lá galera me ajudem...
To com dúvida na parte de fornecer o acesso ao sistema.
Contrato uma hospedagem e domínio? ou
Faço uma gambiara usando servidor local e ip fixo?
penso que seria mais viavel criar um servidor local se a empresa tiver suporte para isso. Bem, quanto a desenvolver em outra linguagem creio que se você tivesse um bom conhecimento em outra linguagem nem estaria com esta duvida.
>
penso que seria mais viavel criar um servidor local se a empresa tiver suporte para isso. Bem, quanto a desenvolver em outra linguagem creio que se você tivesse um bom conhecimento em outra linguagem nem estaria com esta duvida.
Valeu pela ajuda, mas saber uma outra linguagem não seria solução do problema... Minha maior dúvida é com o acesso desse hipotético sistema, nunca fiz nada do gênero, digamos uma "extranet".
Como vocês fariam, caso um servidor local, estivesse fora de cogitação? Em miúdos como encarar essa situação?
Então utilize .net ;) ou java ;) Mais eu utilizaria php, e caso contrario com o tempo migraria para algo mais profissional.
Se a empresa trabalha em todo o território nacional, vale a pena usar a internet, mesmo com os riscos.
Mas um problema de um sistema todo baseado na internet, ou numa intranet ou rede corporativa, é que nem sempre essa rede está disponível. Portanto é preciso que a aplicação seja capaz de operar offline.
Servidor: Com funções de centralizador de informações. Fornecendo dados e recebendo atualizações dos clientes.
Cliente: Aplicação HTML5 offline, capaz de fazer todas as operações sem precisar de acesso a internet, salvando tudo no banco de dados local do navegador para posteriormente enviá-los ao servidor.
Entendo... por exemplo, a empresa possuí um site www.nome.com.br se eu criasse um diretório www.nome.com.br/nomeDoSistema seria um ponto de acesso intuitivo e profissional, ou existe uma forma melhor de se fazer isso?
:blush:
>
Se a empresa trabalha em todo o território nacional, vale a pena usar a internet, mesmo com os riscos.
Mas um problema de um sistema todo baseado na internet, ou numa intranet ou rede corporativa, é que nem sempre essa rede está disponível. Portanto é preciso que a aplicação seja capaz de operar offline.
Servidor: Com funções de centralizador de informações. Fornecendo dados e recebendo atualizações dos clientes.
Cliente: Aplicação HTML5 offline, capaz de fazer todas as operações sem precisar de acesso a internet, salvando tudo no banco de dados local do navegador para posteriormente enviá-los ao servidor.
Gostei das ideias, irei anotar suas dicas. Obrigado!
Você pode usar um subdomínio, exemplo: sistema.nome.com.br.
É viável sim, desde que você coloque mecanismos de segurança. O servdor de aplicações Web tem que possibilitar SSL, a sua aplicação deve ter sistema de autenticação com senha e o seu código PHP tem que estar, no mínimo, ofuscado. Criando um sistema de histórico de acessos e de alterações, é possível descobrir se alguém está tentando acessar ou burlar seu sistema (às vezes até alguém de dentro da empresa).