Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
beleza, estou com uma dúvida e gostaria do conselho de vocês.
Em um banco de dados que possui milhares de informações sendo que cada informação gera uma página (post), que em 90% das vezes não sofre nenhum tipo de alteração, o que é melhor fazer, gerar uma página HTML para cada post e assim não realizar sempre consultas no banco de dados além de tratar as informações, ou é melhor apresentar sempre consultando o banco de dados.
Sendo que este banco de dados aumenta de forma muito rápida a quantidade de informações cerca de (1000 a 2000 por dia)
Tá loco, Vini?
Você manter 1 milhão de arquivos HTML que nada mais é do que texto puro que será entregue ao usuário quase que instantaneamente é milhares de vezes melhor do que você enviar cada requisição para o programa PHP que vai... Deixa eu quebrar em outro parágrafo:
Analisar a requisição e determinar quem a manipulará, instanciar o Controller devido, conectar ao banco, instanciar a Model, listar informações, mandar para o Controller mandar para View, buscar o template, preparara Resposta, enviar cabeçalhos, enviar cookies pra só depois mostrar algo ao usuário.
Isso sem contar todas as quebradas nessa estrada da Requisição, com as verificações, delegações (FrontController, Router, Dispatcher...) e etc.
Wesley, faça dois testes com o Apache Benchmark bem... "puxado", 100 conexões com simultaneidade de 10 que seriam, se não me engano, mil usuários no mesmo segundo sendo que no primeiro você entregue um HTML estático e noutro faça todo esse percurso.
Veja a diferença, acredito que brutal, no número de requisições entregues.
Pensando dessa forma você tem razão, mas eu pensei em questão de comodidade, com um BANCO DE DADOS você teria 100% a mais de facilidade em manipular seus registros. Desculpe sai fora da sua dúvida
Que é isso, Vini. Sem desculpas. :thumbsup:
Estamos todos aqui para aprender.
De fato com esse seu complemento sim, até justificaria manter tudo no banco de dados.
Mas é aí que entra o caching.
Se, quem sabe um dia talvez, o artigo XYZ851 Rede Cultura São Paulo, for modificado, um sistema bem construído alertaria o Administrador que há a necessidade de um recriação daquele cache em particular.
Melhor! Faria automaticamente durante o soninho da beleza. :lol:
As possibilidades são inúmeras.
Obrigado pelas opiniões, vou realizar alguns testes com os dois formatos e assim que tiver novidades informo ;)
Faça uma comparação mental pense assim.
Imagine 100.000 registros divididos em linha em um banco de dados
Agora imagine
100.000 arquivos dentro de uma pasta em seu servidor
Lógicamente BANCO DE DADOS sempre