Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Gostaria de pegar as paginas (title e url) que estão abertas no navegador do usuário. Isso é possível?
Gente, se não der me avisem por favor.
Provavelmente só com JavaScript e ainda arrisco dizer que só utilizando as APIs do navegador.
Se bem me lembro, no Chrome é possível através dos objetos fornecidos para criação de extensões.
Pela premissa que isso invade a privacidade do usuário, não é possível. Ao menos, não deveria.
É como o caso de restrição por MAC de usuário. Não é possível obter o endereço MAC de um usuário através de JS, pois ele não influencia em nada além do escopo de visualização e comportamento de um site. O JS somente possui acesso em algumas funcionalidades do navegador em si, que também são referentes a visualização e comportamento (tamanho de janela, redimensionamento, entre outros).
Algumas outras linguagens cliente-side(Java, Flash) você tem acesso a todo o hardware do cliente (inclusive o MAC), seria bem possível através dessas linguagens. Mas, o navegador deveria permitir isso.
Como eu falei, é invasão de privacidade, seria errado conseguir isso.
Depende muito do caso, né Gabriel?
No âmbito de extensões do navegador é bastante justificável. Porém mesmo nesse contexto, se o desenvolvedor estiver mal intencionado, de fato, é uma brecha e tanto.
No âmbito de extensões do navegador é bastante justificável.
Exatamente. Até porque, a diferença de uma extensão para um site, são os termos de contrato.
Quando alguém instala algum software, ninguém lê, obviamente. Mas lá está descrito que poderá ser acesso a informações pessoais do computador. Já em um site, isso não acontece. Mesmo possuindo termos de contrato, um software pode ser malicioso, o que de fato acontece frequentemente.
Se você for pensar bem, para investigações, seriam extremamente interessante conhecer o endereço MAC de um computador. Entretanto, também é muito interessante para alguém mal intencionado sabe exatamente qual é o endereço do seu PC.
Digamos que eu acesso um site de noticias locais e o internet banking. O que tudo isso de fato eu faço. Alguém malicioso, saberia em qual região/cidade eu moro, e ainda em qual banco eu possuo conta.
Agora, vemos o lado oposto também. Navegação privativa é bem útil nesses casos. Além de não gravar histórico algum, não permite uso de softwares que possam coletar dados. O que já ajuda bastante.
Só fica naquela história, nem todo mundo conhece ou sabe usar.
acredito q seja impossivel