Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Entre o conjunto de tutoriais disponibilizados no site do Mike Sibley (http://www.sibleyfineart.com/index.htm) há algumas dicas inseridas dentro de cada tutorial, mas que às vezes nada tem a ver com ele. Como essas dicas não foram inseridas nos tutoriais que traduzi por achar que ficariam fora de contexto, e como acho que podem ser úteis para muitos, resolvi reuni-las aqui:
"Não espalhe grafite com seus dedos – não toque o papel a toda hora! A oleosidade natural da sua pele alterará permanentemente qualquer área afetada e afetará o modo como o grafite adere ao papel. Isso é particularmente evidente (e distrativo) se a área estiver dentro de uma grande região de tom uniforme ou graduado – mais grafite será aderido à área gordurosa e sempre parecerá mais escuro."
"Mantenha sempre à mão um pincel macio – eu tenho um número 8 atrás da minha orelha! Habitue-se a sempre usar o pincel para retirar os fragmentos deixados por sua borracha artística. Isso prevenirá danos ao desenho causados pela oleosidade da pele, caso você limpe o desenho com a mão, ou com pontos de umidade (ou café!), caso assoprá-lo."
"Cegue a ponta de seu lápis – eu raramente desenho com uma ponta afiada. Como alternativa, quando afiar o lápis, segure-o obliquamente e rode sua ponta em um pedaço de papel até desgastar e aplainar. Isso tornará toda a ponta útil para o desenho – use a cunha para construir suavemente os tons – gire o lápis e utilize as laterais para traçar linhas ligeiras e precisas. Sinta a cunha enquanto trabalha, e em breve você aprenderá o que cada aresta da ponta pode fazer."
"Não é possível detectar os detalhes de uma fotografia? Está preso àquela peça vital de informação visual que construirá seu desenho? Trate sua foto como se fosse uma transparência. Segure-a bem perto de uma luminária de mesa ou de outra fonte de luz intensa. Isso fará a luz brilhar por trás através do papel...e seja surpreendido com aquele detalhe cintilando!"
"Os tortilhões (ocos e menores que os esfuminhos) são ferramentas úteis para o trabalho delicado. Mas possuem a tendência de se desmancharem após curto período e suas pontas geralmente se enfiam dentro do corpo. Para prevenir essas falhas, antes de qualquer coisa aplique um papel adesivo à extremidade cônica, certificando-se de evitar a ponta em si. Depois aplique mais adesivo ao corpo ou use fita adesiva (use Magic Tape da Scotch, que não vai transferir adesivo a seus dedos)."
"Nunca jogue o trabalho no lixo! Não importa a opinião que você tenha sobre isso agora. Nos próximos anos, quando se sentir desanimado de que não consegue ir além do que você já chegou ou quando começar a achar que nunca atingirá o nível que escolheu como meta – dê uma olhadela em seu trabalho antigo e veja como você progrediu!"
"Nunca menospreze seu trabalho - o que você cobra indica para os outros o que você vale. Considere estas duas citações: “Eu gosto disso, mas é tão barato que provavelmente não é tão bom quanto eu acho que seja” e “Eu não sei por que é tão caro, mas deve valer a pena!” O preço dita a opinião. Cobre pouco é você simplesmente dirá “Este é valor que dei ao meu trabalho e, cá pra nós, não acho que ele seja muito bom”."
"Quando tirar fotos para usar como material de referência, use sempre filme colorido. Você necessitará das cores para acompanhar detalhes em áreas sombreadas e necessita compreender as diferenças entre as áreas de tons similares. Mas, acima de tudo, o filme colorido não ditará a escolha de tons – você permanece no controle."
"Não seja obsessivo com o tempo gasto para completar um desenho. Demorar não necessariamente significa “melhor”. Se o desenho demorou três semanas para ser completado, então esse era o tempo necessário – não ficaria melhor se um mês fosse gasto com ele. Na verdade ele pode se transformar num desenho trabalhado em excesso. Quando você começar um desenho, não tenha quaisquer ideias preconcebidas sobre quanto ele deve demorar. Ele demorará o tanto que for preciso."
"Ao tirar fotos a partir das quais vai trabalhar, fotografe a mesma figura sob várias focagens. Dessa forma você pode desenhar tendo o cenário inteiro focalizado se quiser. Isso põe você, e não a câmera, como o responsável pelo desenho."
"Não descarte esfuminhos e tortilhões velhos. Tortilhões usados saturados com grafite podem ser utilizados como “lápis” por seus próprios méritos. Geralmente eu os utilizo para acrescentar tons delicados e para esboçar aleatoriamente fundos abstratos."
Carregando comentários...