Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Mesmo após 2 cursos de vídeo aulas, entendo muito pouco ainda de PHP.
Estou tentando compreender para adaptar um sistema de busca o qual "aprendi" (pelo menos tentei), através de um curso de php feito por vídeo aulas que comprei (Fabio Godoy), porém o professor não oferece suporte. Fiz o segundo curso(Toscano Mapper), mas apesar de muito bom o conteúdo, não houve continuidade nas aulas e consequentemente fiquei sem entender a aplicabilidade do PHP.
Estrutura do site (libazar.com.br)
Header
Container (Menu - Conteúdo - Menu)
Footer
O sistema de busca que estou mexendo encontra-se no Header, onde o form está assim:
header.php
<form method="post" action="lisBusca.php?mod=busca">
<input type="text" name="pesquisa" id="pesquisa" size="30" placeholder="Pesquisar..." />
<input type="submit" name="busca" id="busca" />
</form>
Onde está escrito ?mod=busca, ele tenta buscar um arquivo dentro através de outro arquivo.
lisPaginas.php
<?
switch($_GET['mod']){
...
case 'busca':
include "modulos/busca/lisBusca.php";
break;
case 'busca-loja':
include "modulos/loja/lisBusca.php";
break;
}
?>
Não entendi muito bem porquê escrever o código ?mod=busca , mas como não estou usando a lisPaginas.php e estou fazendo página por página, acredito que lá em cima devo trocar aquele trexo no lugar de lisBusca.php?mod=busca, colocar apenas lisBusca.php.
Que está assim:
lisBusca.php
<div class="conteudo_int busca">
<div class="topo_int">
<div class="titulo_site">
Resultado da busca por: <?=$_POST['busca']?>
</div>
<div class="busca">
<div class="fundo_busca">
<form name="busca" method="post" action="index.php?mod=busca" onsubmit="return valBusca();">
<input type="text" name="busca" value="<?=$_POST['busca']?>" placeholder="Pesquisar..." />
<button type="submit"></button>
</form>
</div>
</div>
<div class="clear"></div>
</div>
<ul class="lista_busca">
<?
$sql = mysql_query("SELECT * FROM blog WHERE titulo LIKE '%".$_POST['busca']."%' OR resumo LIKE '%".$_POST['busca']."%' OR texto LIKE '%".$_POST['busca']."%' ");
while($ln = mysql_fetch_assoc($sql)){
?>
<li>
<a href="index.php?mod=post&cod=<?=$ln['id']?>">
<span class="sp_titulo">
<?=$ln['titulo']?>
</span>
<span class="sp_desc">
<?=$ln['resumo']?>
</span>
</a>
</li>
<? } ?>
</ul>
<ul class="lista_busca">
<?
$sql = mysql_query("SELECT * FROM institucional WHERE subtitulo LIKE '%".$_POST['busca']."%' OR texto LIKE '%".$_POST['busca']."%' ");
while($ln = mysql_fetch_assoc($sql)){
?>
<li>
<a href="index.php?mod=institucional&cod=<?=$ln['id']?>">
<span class="sp_titulo">
<?=$ln['titulo']?>
</span>
<span class="sp_desc">
<?=substr($ln['texto'],0,255)?>.
</span>
</a>
</li>
<? } ?>
</ul>
</div>
Porém não estou usando banco de dados, pensei em colocar os códigos dentro das páginas dos produtos para que fosse possível procurar pelos parâmetros "title", "descrição" e "características".
Sendo assim pergunto:
1º Devo substituir o index.php?mod=busca, por lisBusca.php diretamente?
2º Em "Resultado da busca por:" não está aparecendo logo após o que eu escrevo para buscar e sim, sempre a mensagem "Buscar" como eu faço pra aparecer o nome daquilo que foi buscado?
3º Como adapto o arquivo lisBusca.php dentro daquilo que preciso sem a necessidade de usar um BD e se isso é possível, acho que fica mais simples, pois se tiver que criar um BD teria que criá-lo do 0.
Sei que vou ter trabalho pra colocar isso página por página, mas isso será o de menos, o principal é aprender como fazer para que o buscador funcione e eu entender o que foi feito na página de busca, pois pretendo criar um buscador eficiente, como tenho aprox. 500 páginas no site acredito que este buscador será de muita ajuda.
Carregando comentários...