Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá. Baseando-me um pouco no CodeIgniter, estou fazendo uma classe para formar query's e executá-las, só que um pouco diferente, de um jeito que achei melhor :)
Então... minha classe vai ter um método chamado query, esse método é quem vai executar o sql, e o único parâmetro dele é um encadeamento de métodos (que de alguma forma tem que retornar um código SQL), ex:
$manager->query($manager->select("table", "column1,column2")->where("id", "=", "5"))->fetch();
Parte da classe:
class manager {
/**
* Armazena o código SQL atual
* @var string
*/
private $sql;
/**
* Obtém o SQL atual
* @return string
*/
public function getSql() {
return $this->sql;
}
/**
* Insere um SELECT no SQL atual
* @param string $table Tabela a usar
* @param string $columns Colunas a selecionar
* @return mixed
*/
public function select($table, $columns) {
$this->sql = "SELECT ".$columns." FROM ".$table;
return $this;
}
/**
* Executa o código SQL atual
* @param string SQL a executar
* @return bool
*/
public function query($sql) {
return $pdo_instance->query($sql);
}
}
Bom, como todo encadeamento, no final eles retornam a instância (antes modificam o SQL atual, claro).
Imagino que se eu fizesse isso, funcionaria:
$manager->query($manager->select("table", "column1,column2")->where("id", "=", "5")->getSql())->fetch();
Porém quero que não precise usar nenhum método para obter o código SQL. Seria possível? Não quero ter que adicionar o método query() no final do encadeamento e apenas usar a propriedade $sql no query do PDO, fica meio sem sentido e feio e o que planejo fazer não funcionaria assim...
Alguém se dispõe a ajudar? :P
Obrigado por responder :)
Então... no meu caso, eu vou ter que fazer igual no último código que mostrei, usando o método getSql() para obter o SQL atual ($sql) para o query()?
Ah, uma coisa, eu preciso usar o $manager-> dentro do método query, assim:
$manager->query($manager->select("table", "column1,column2")->where("id", "=", "5")->getSql())->fetch();
?
ou o certo é
$manager->query(select("table", "column1,column2")->where("id", "=", "5")->getSql())->fetch();
?
De qualquer forma, vou fazer testes pra ver qual o jeito certo, mas se alguém responder evitará um trabalhão danado que tenho que fazer aqui :)
Ah, pra evitar confusão, ou sei lá o que: $manager é a instância da classe manager...
>
Obrigado por responder :)
Então... no meu caso, eu vou ter que fazer igual no último código que mostrei, usando o método getSql() para obter o SQL atual ($sql) para o query()?
Implementar um __toString pode ajudar a dar cabo do getSql.
Sugiro que estude sobre a implementação de Fluent Interface. Se você já usou jQuery, já usou uma Fluent Interface.
>
?
ou o certo é
$manager->query(select("table", "column1,column2")->where("id", "=", "5")->getSql())->fetch();
?
De qualquer forma, vou fazer testes pra ver qual o jeito certo, mas se alguém responder evitará um trabalhão danado que tenho que fazer aqui :)
Ah, pra evitar confusão, ou sei lá o que: $manager é a instância da classe manager...
Deṕende. Fazer
select()
implica na declaração de uma função chamada select. A forma como select vai encontrar um manager é variável. Desde que ela retorne uma interface que seja possível chamar where(), é viável.Já que você falou em CI (codeigniter) em questão, verá que ele possui a classe Active Record. O que faz isso que você está tentando fazer.
Sim, precisará. De outra forma, estaria confundindo as funcionalidades de cada método.
Sim, pois os métodos encadeados são utilizados na referência de outro método de um objeto. Dentro de:
$manager->query()
Não existe nenhum método e muito menos objeto. Assim que você incluir ele ao menos uma vez:
$manager->query($manager->...)
Poderá encadear outros métodos.
>
Implementar um __toString pode ajudar a dar cabo do getSql.
@Evandro Oliveira, bem lembrado. Mas convém salientar que o método __toString() deve ser usado só, e somente só, quando o retorno irá ser uma string. O nome, do qual, já deixa bem explícito.
FluentInterface: Não sabia que era esse o nome. Só sabia sua implementação.
Obrigado por responderem :D
@Gabriel Heming: É exatamente nessa classe (Active Record) que estou baseando a minha, porém com algumas diferenças pra adaptar ao meu sistema, além de deixar a forma de uso mais "coerente".
Ah, obrigado pela resposta sobre o $manager-> :)
@Evandro Oliveira: Não entendi o que esse __toString tem de diferente... pelo que vi no exemplo do php.net, é um método qualquer, que retorna uma string qualquer, assim como o método getSql da minha classe.
Fluent Interface é apenas retornar $this a cada método? Se for, como pode ver no meu código lá do primeiro post, já estou fazendo isso em todos métodos onde é necessário (obs: alí no código não contém todos métodos, é apenas uma parte da classe).
Até mais.
Na verdade, é muito mais que um método qualquer. Esse método é chamado quando um objeto é tratado como string. Normalmente, define-se "impressão", mas não é somente isso.
Um exemplo bem básico:
Classe Pessoa:
class Pessoa {
private $nome;
private $sobrenome;
public function __construct($nome , $sobrenome) {
$this->nome = $nome;
$this->sobrenome = $sobrenome;
}
public function __toString() {
return 'meu nome é '.$this->nome.' '.$this->sobrenome;
}
}
Teste:
$pessoa = new Pessoa('Gabriel' , 'Heming');
echo $pessoa;
Saída:
meu nome é Gabriel Heming
Veja que eu não chamei nenhum método, somente imprimi um objeto.
As vezes os objetos de uma classe precisam de um tratamento similar que envolvem muitos métodos. E esse tratamento deverá ser na forma de uma string.
Com o método __toString(), você fica livre em deixar a classe cuidar do comportamento do objeto. Mas como eu salientei lá em cima, o retorno precisa ser uma string. Isso está especificado no manual do PHP, como também no de outras linguagens de programação (Java por exemplo).
Ah, interessante -
Então, basta eu adicionar isso na minha classe, né?:
public function __toString() {
return $this->sql;
}
Assim, quanto terminar o encadeamento já vai ser retornada a string contida na propriedade $sql?
$manager->query($manager->select("table", "column1,column2")->where("id", "=", "5"))->fetch();
Supondo que quando o encadeamento terminar, $sql tenha o valor "SELECT * FROM teste", seria executado algo mais ou menos assim?
$manager->query("SELECT * FROM teste")->fetch();
Se for isso mesmo, problema resolvido :D
Ah, não tem nenhuma forma de não precisar inserir o $manager-> dentro do método não? PHP sempre tem jeito pra tudo, hehe.
Sim, essa é a teoria. Teste e nos de o seu retorno.
Entretanto, acredito que os métodos (select/from/where) não podem possuir retornos. Não tenho certeza agora. Mas de qualquer modo, você poderia fazer o seguinte:
$manager->select("table", "column1,column2")->where("id", "=", "5");
$manager->query($manager)->fetch();
O resultado, assim, tenho certeza de seu funcionamento.
Segundo meus testes, funciona perfeitamente -
Obrigado aí :D
Acho que você está confundindo as coisas. O encadeamento não é uma funcionalidade diferente ou nova. Ele é apenas uma forma resumida de escreve isso:
Todos os métodos acima possuem retorno, todos serão executados. Entretanto, no final do processo, somente o retorno do metodoQuatro() é que estará na variável $variavel. Pois a cada execução de método, o seu retorno irá para a variável. E como o método metodoQuatro() é o ultimo a ser executada, por lógica, ele sobrescreverá todos os outros métodos.
Métodos encadeados são bons para utilizar em "seteres" (set/add), pois normalmente não possuem retorno.
Se você quer encadear métodos e possuir um único retorno, vai precisar de um método de retorno.