Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Trabalho com design gráfico e web. E quando apresento uma arte que eu "criei" para o cliente, me pergunto: será que posso mesmo afirmar que eu criei isso? Explico:
Acontece que na "minha" arte geralmente utilizo fontes e vetores prontos. Fontes prontas porque não tenho competência para criar fontes (pelo menos por enquanto). E vetores prontos porque coletar fotografias para me inspirar e vetorizar o que interessa levaria muito tempo. Então pego um vetor A, junto com o B e o C, arrumo de uma forma harmônica e voi lá, apresento ao cliente a arte que "eu criei".
Nunca fiz estágio ou trabalhei na área e não vi detalhes disso na faculdade. Então, pergunto: isso é válido? É ético? Mesmo considerando que sou uma publicitária formada e que em muitos desses vetores a licença prevê apenas o uso "não comercial"?
Vamos considerar esses usos para as situações: web site, cartão de visita, criação da logomarca e criação de anúncio para revista de circulação nacional.
Será que de alguma forma estou fazendo algo ilegal / anti-ético sem saber? Ou posso ficar tranquila e divulgar tudo em meu portfolio, pois essa prática é correta?
Sinto que faltou essa abordagem na faculdade, então, venho humildemente consultar os mais experientes.
Carregando comentários...