Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal,
Ainda tenho pouca experiência na área (1 ano de formação), e tenho me deparado com clientes em potencial que perguntam meu preço e olham o portfolio, gostam de tudo e dizem coisas como: "ah, mas na gráfica "não sei das quantas" o cartão custa X"; "o fulano de tal cobra Y para fazer um site".
Então me perguntam porque meu trabalho é "caro" (meu trabalho não é caro, podem acreditar). E eu começo a explicar que tenho formação de nível superior, que sou detalhista e dedico muitas horas aos projetos, que tenho uma boa base teórica etc. Às vezes até falo para o cliente comparar a qualidade do trabalho da pessoa que ele mencionou com o que está vendo em meu portfolio.
Hoje tive uma situação assim, e logo depois sempre me pergunto: será que com essa minha atitude não estou automaticamente desmerecendo quem não é formado ou parecendo arrogante? E por mais simples ou sem base teórica que seja o trabalho dos outros, não seria anti-ético sugerir que, é por isso, "inferior"?
Ou ao contrário, não destacar essa diferença entre profissionais/portfolios seria hipocrisia?
Confesso que essa preocupação não é mera solidariedade com quem não quis / não teve oportunidade de se profissionalizar/atualizar. O que me importa mesmo é ter uma postura adequada e uma imagem profissional positiva.
A saída mais prática que vejo para essas situações é simplesmente encerrar logo a conversa e desconsiderar esses clientes em potencial. Mas com isso, eventualmente perco a oportunidade de orientar e conquistar novos clientes.
E vocês, costumam "catequizar" esses prospects?
Carregando comentários...