Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Equação que prevê formato de rabo de cavalo ganha prêmio
Ig Nobel homenageia estudos bizarros. Entre vencedores, trabalho sobre como chimpanzés podem se reconhecer pelas costas e o porquê do café espirrar para fora do copo
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://oglobo.globo.com/in/6158137-790-a60/FT500A/2010-327428046-2010042023364.jpg_20100420.jpg&key=10534fc2eba58c9088252dd07f549a1300ed27ceb7b59a0b68afc8598610da73" alt="2010-327428046-2010042023364.jpg_20100420.jpg" />
Equação leva em conta a rigidez das fibras capilares, os efeitos da gravidade e a presença de ondulação aleatória Divulgação/WebMD
RIO - Uma equipe formada por britânicos e americanos que revelou a equação para prever o formato de um rabo de cavalo ganhou o prêmio Ig Nobel de Física, dedicado às descobertas científicas mais estranhas do ano. Patrick Warren, Raymond Goldstein, Robin Ball e Joe Keller receberam o troféu em uma cerimônia de gala realizada na quinta-feira na Universidade de Harvard.
— Estou impressionado em como um trabalho que eu realizei atraiu tanta atenção — disse Warren, pesquisador da Unilever, à BBC News. — Meu campo de pesquisa, a física estatística, não é muito conhecido. Então fico feliz de ter feito algo que tenha estimulado a imaginação das pessoas.
A equação leva em conta a rigidez das fibras capilares, os efeitos da gravidade e a presença de ondulação aleatória para determinar o comportamento dos rabos de cavalo. A novidade pode ser usada para prever o formato que o cabelo terá quando jogado para trás e arrumado.
— Imaginei a possibilidade de contribuir de alguma forma para a área de animação digital. O cabelo, por exemplo, é muito difícil de ser retratado neste tipo de filme — explica Warren.
Entre outros vencedores, equipes que estudaram como chimpanzés podem se reconhecer pelas costas e o porquê do café espirrar para fora do copo quando a pessoa está em movimento.
Apesar de algumas destas pesquisas parecerem excêntricas, boa parte teve a intenção de resolver problemas reais e foram publicadas em jornais e revistas especializados.
Carregando comentários...