Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Javascript Orientado a Objeto / OOP
Há algum tempo estive procurando uma forma de organizar melhor meus códigos JS e uma maneira de encapsular os dados para que eles não fossem acessados de maneira errônea e que pudessem tornar minhas aplicações vulneráveis.
Como assim?
Um ótimo exemplo é quando usando o Firefox e ativamos o complemento Firebug. Através do console escrevendo o simples comando console.info(variável) ele nos irá passar todas as informações sobre aquela variável, podendo também alterar os valores.
Exemplo:
Tenho o seguinte código no meu script js.
var valor_produto = 15.00;
Vamos imaginar que esse valor de R$15,00 seja passado para um gateway de pagamentos e-commerce.
Como ele não está devidamente encapsulado e protegido isso abre uma brecha em nossa aplicação. Podemos facilmente passar o valor errado para nosso gateway e comprar o produto por apenas R$1,00.
No console do firebug é só digitar:
valor_produto = 1.00;
E como me proteger?
É simples, comece a programar orientado a objeto
Primeiro Passo – Criando uma CLASSE
Para criar uma classe em javascript não tem complicação.Criamos do mesmo modo como criamos funções.
function Produto(){
//Scopo da Classe Produto
}
E para instância-la basta apenas digitar
var produto = new Produto();
Para criar métodos e propriedades PÚBLICAS… eu disse PÚBLICAS utilize o this na frente.
function Produto(){
this.nome;
this.preco;
this.get_nome = function(){
return this.nome;
}
this.set_nome = function(nome){
this.nome = nome;
}
}
Para acessá-las é só instanciar o objeto e fazer uma referência direta a propriedade ou método.
var shampoo = new Produto();
shampoo.nome = 'Shampoo Seda';
shampoo.preco = 15.00;
alert(shampoo.get_nome());
Porém lembre que propriedades públicas podem ser facilmente acessadas e alteradas e poderíamos fazer o seguinte ataque pelo console do firebug:
shampoo.preco = o_valor_que_eu_quiser;
Agora para evitar estes problemas vamos declarar as propriedades de modo PRIVADO, PRIIIIVAAADO e fazer com que só a classe tenha acesso as suas informações e que caso seja necessário passar estes valores que seja através de um método. Para isso iremos utilizar apenas o var e para funções apenas o function normalmente.
function Produto(){
var nome;
var preco;
function metodo_privado(){
alert('Método Privado');
}
return this.nome;
}
this.nome = nome;
}
}
Se tentarmos acessar diretamente a propriedade não iremos conseguir. Ex:
var shampoo = new Produto();
//Irá gerar um erro pois a propriedade nome só é enxergada dentro da classe Produto
shampoo.nome = 'Shampoo';
//Correto, criamos um método público que passe a informações nome para nosso objeto
shampoo.set_nome('Shampoo');
Se você ainda não entendeu a utilidade espere mais um pouco que logo após a explicação do construtor ficará mais fácil.
O javascript infelizmente não tem suporte a construtores porém podemos facilmente criar uma técnica semelhante. Vamos incrementar nossa classe com tal técnica passando para ele a propriedade de nome e preço.
function Produto(nome_produto,preco_produto){
//ATRIBUÍMOS OS VALORES LOGO AQUI EM CIMA
var nome = nome_produto;
var preco = preco_produto;
function metodo_privado(){
alert('Método Privado');
}
return this.nome;
}
this.nome = nome;
}
//E CHAMA-MOS AQUI EM BAIXO AS FUNÇÕES QUE DEVEM SER EXECUTADAS NA CRIAÇÃO DO OBJETO
// COMO EXEMPLO O metodo_privado()
metodo_privado();
//OU ATÉ MESMO O get_nome(), REPARE QUE POR ELE SER UM MÉTODO PÚBLICO O THIS VEM NA FRENTE
this.get_nome();
}
Então para aqueles que não entenderam o tópico antes do construtor vamos a mais um exemplo
var shampoo = new Produto('Shampoo',15.00);
//SE TENTARMOS ALTERAR O PREÇO ELE IRÁ GERAR UM ERRO E PROTEGER NOSSA APLICAÇÃO
shampoo.preco = 1.00;
Simples assim. Espero que tenham gostado, quaisquer dúvidas é só comentar.
Retirado de Jounk - Blog / Javascript Orientado a Objeto / OOP
Carregando comentários...