Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá galera .
Estou querendo começar um projeto , porém como sou iniciante nesse incrível mundo da programação estou estudando vários assunto para que eu comece de maneira correta e boa o projeto .
Estou estudando Design Patters e entre os estudos algo ficou confuso para mim .
Eu conheço o padrão MVC , mais vendo o Hangout de PHP - Frameworks e Ferramentes vi que o MVC não o melhor padrão para a WEB , então continue estudando a procura de outros e vendo um tópico aqui nos fórum vi que existe 3 tipos de padrões.
Padrões de Criação
Padrões Estruturais
Padrões Comportamentais
Então , para iniciar o meu projeto eu devo escolher um padrão de Criação , um Estrutural e outro Comportamental ? E então , com os 3 iniciar o projeto ??
Estou estudando OO . Então , pelo que entendi , um padrão de projeto me auxilia . Não necessariamente eu devo seguir a risca um padrão ? Porque no caso do MVC , creio que para um projeto use só ele , porque ele já cuida da model , view e do controller .
mvc é um padrão composto. comece estudando o strategy, veja qual é a ideia q ele quer passar. pense em padrões como formulas matematicas você aplica as mais adequadas a determinados tipos de calculos, você n aplica uma unica sempre.
Ah sim ! Obrigado por esclarecer as coisas. Vou estudar o Strategy. Então devemos ter conhecimento sobre vários patterns para assim saber qual usar em determinada situação ?
Eu conheço o padrão MVC , mais vendo o Hangout de PHP - Frameworks e Ferramentes vi que o MVC não o melhor padrão para a WEB
Isso é bastante relativo. O que difere de não ser melhor padrão? Além do mais, isso pra mim não existe. No meu conceito, você tem que se adaptar ao padrão que seja melhor em seu desenvolvimento, sempre pensando em manutenção e estruração do projeto.
Se o MVC não fosse bom, 99% dos framework não o usariam como o principal padrão para desenvolver, e muito menos este seria um dos mais conhecidos mundialmente. Quer um conselho? Estude SIM o MVC, e verá o quanto isso é importante.
Só pra deixar claro, não estou discordando da pessoa que participou do Hangout, muito menos concordando, fiz apenas um comentário em particular, assim como a pessoa expos sua opnião.
Entendi Guilherme, tenho um pouco de conhecimento sobre o MVC e já usei ele em um projeto pequeno. Ele é realmente bom , mas quero estudar bem Design de Patterns e então quero saber o que realmente estudar , para fazer a coisa certa e começar a trabalhar de forma correta.
Obrigado
O que realmente estudar? Simples amigo, estude aquilo que for realmente necessário para resolver seu problema, pois não adianta estudar muita coisa que ainda não precisou, entende?
Pelo menos é este o meu conceito.
O problema é que ainda não tenho o problema haha.
>
O problema é que ainda não tenho o problema haha.
Sei como é, o legal é tentar evitá-lo antes mesmo de te-lo, mas isso também depende de qual.
>
Olá galera .
Estou querendo começar um projeto , porém como sou iniciante nesse incrível mundo da programação estou estudando vários assunto para que eu comece de maneira correta e boa o projeto .
Estou estudando Design Patters e entre os estudos algo ficou confuso para mim .
Eu conheço o padrão MVC , mais vendo o Hangout de PHP - Frameworks e Ferramentes vi que o MVC não o melhor padrão para a WEB , então continue estudando a procura de outros e vendo um tópico aqui nos fórum vi que existe 3 tipos de padrões.
Padrões de Criação
Padrões Estruturais
Padrões Comportamentais
Então , para iniciar o meu projeto eu devo escolher um padrão de Criação , um Estrutural e outro Comportamental ? E então , com os 3 iniciar o projeto ??
Padrões de criacionais:
Descrevem uma forma de flexibilizar a criação de instâncias, de forma que você abstraia os participantes do domínio.
Ex. Devo criar um model ou um observer? Um visitor ou uma view? Informe o seu problema à uma implementação de design pattern criacional e você terá as instâncias corretas.
Padrões estruturais:
Descrevem os participantes do domínio e seus relacionamentos. Dando preferência à composição, permitindo flexibilidade e reusabilidade dentro do modelo proposto.
Este tipo de padrão meio que te obriga a seguir a estrutura de classes propostas. Como, por exemplo, o MVC requer que você crie uma interoperabilidade entre os três participantes.
Padrões comportamentais:
Descrevem a interface dos participantes do domínio. São os padrões mais atômicos e, consequentemente, mais acopláveis. Uma view pode - e até deve se comportar como um Visitor. É comum, também, que os models implementem Command ou Strategy. Enquanto os controllers se dão muito bem com chain of responsibility
Como você deve ter percebido, não se pinça um design pattern a esmo apenas para dizer que o implementou. Como já foi dito, patterns descrevem um problema e a sua solução.
Se você está tentando solucionar um problema que não tem, está agregando complexidade a um trabalho simples, por puro capricho.
Evandro Oliveira
Na verdade estou tentando começar de maneira correta é evitar problemas. E muito obrigado por sua explicação !
Guilherme Nogueira
É exatamente isso que estou querendo fazer , saber como fazer para evitar problemas , porém , acho que se eu não tiver o problema ainda fica difícil.
Shini
Acho que peguei a ideia do Strategy , Dê preferência a composição ao invés de herança. E assim terei uma maior reusabilidade de código.
cada padrão algumas situações onde é interessante usar ele. na descrição do padrão tem um cenario de uso, descricao e uma implemntação. se o seu problema for igual ou parecido com o cenario é uma boa opção usar o padrão, caso contrario so estara adicionando complexidade atoa.
ja estudou OO?