Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal, gostaria de saber como funciona a lógica, no php, do botão "Curtir" no facebook e do "seguir" do twitter.
Banco de dados, Quantidade de "curtir", etc.
obrigado
Obrigado pela resposta
É muito simples ambas lógicas.
O algorítimo irá pegar o ID (ou qualquer referência do usuário logado), após isto, ele irá inserir em uma tabela talvez chamada "likes", nessa query, ele irá informar o usuário que está "curtindo", o post/imagem/video, etc. Que ele está curtindo, a principio somente isso. Depois basta ele exibir na página todas curtidas com WHERE referente àquele post. Para o Facebook somar quantas curtidas tem tal conteúdo é só utilizar a função mysql_num_rows com WHERE. Ou seja, ele contará todas curtidas daquele post.
Já o follow do Twitter, é praticamente a mesma coisa, só vai diferenciar o conteúdo que você está salvando. Mas eu creio que o Facebook e Twitter utilizem técnicas mais avançadas e eficazes, para que se torne rápido. Não sei ao certo se seria bom utilizar arquivos de texto para tal armazenamento, mas enfim, não sei o modo de armazenamento do Facebook. /applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/sad.gif&key=02b1574f7da1e723d8a7dbae07272745fb341b432c19ce24d0490ce410222838" alt="sad.gif" />
Repondi me baseando em MySQL. De outra forma não tenho a mínima ideia, a não ser TXT, mas não vejo vantagem.
Espero ter ajudado.