Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
olá amigos...
eu programo em PHP e utilizo bastante os includes como arquivo s de funções que posso utilizar em qualquer parte do meu projeto....
tem como fazer algo parecido em Delphi...
preciso criar uma função de validação de form que não deixe o usuário esquecer nenhum campo do form em branco....
abraço
>
Olá amigo, tudo bem?
O que você pode fazer para chegar "próximo" ao include do php é criar uma unit fazia e dentro dela manter suas functions/procedures.
Para utilizá-la você vai apenas declarar ela na uses do form/datamodule que deseja utilizar as rotinas que estiverem declaradas nela.
Até a próxima. :thumbsup:/>
VOU DAR UMA OLHADA E VER O QUE CONSIGO....FLW PARCEIRO
Opa!
Vou deixar um exemplo pra facilitar:
unit uRotinas;
interface
uses
SysUtils;
function Soma( a, b : integer ): integer
implementation
function Soma( a, b : integer ): integer
begin
Result := a + b;
end;
end.
Agora, imaginando que você tem um form qualquer e deseja-se utilizar essa ou qualquer outra rotina que exista dentro da unit uRotinas:
unit Unit1;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs;
type
TForm1 = class(TForm)
Button1: TButton;
procedure Button1Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
uses
uRotinas;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); Soma( 5, 7 );
end;
end.
Até a próxima. :thumbsup:/>
Opa...mais claro ainda....valeu mesmo
Opa!
As ordens :thumbsup:
Olá amigo, tudo bem?
O que você pode fazer para chegar "próximo" ao include do php é criar uma unit fazia e dentro dela manter suas functions/procedures.
Para utilizá-la você vai apenas declarar ela na uses do form/datamodule que deseja utilizar as rotinas que estiverem declaradas nela.
Até a próxima. :thumbsup: